Mundo

Rishi Sunak e Keir Starmer: quem são os candidatos conservador e trabalhista nas eleições britânicas

Os dois se enfrantam na disputa legislativa

O primeiro-ministro britânico, o conservador Rishi Sunak à esquerda e o líder da oposição trabalhista, Keir Starmer à direita  (AFP/AFP)

O primeiro-ministro britânico, o conservador Rishi Sunak à esquerda e o líder da oposição trabalhista, Keir Starmer à direita (AFP/AFP)

AFP
AFP

Agência de notícias

Publicado em 3 de julho de 2024 às 11h01.

Última atualização em 3 de julho de 2024 às 11h01.

As eleições legislativas britânicas de quinta-feira, 4, são protagonizadas por dois líderes com perfis antagônicos: o trabalhista Keir Starmer, ex-advogado dos direitos humanos e favorito nas pesquisas, e o bilionário conservador Rishi Sunak, atual primeiro-ministro.

Starmer, de 61 anos, levou seu partido ao centro, após o fracasso nas eleições de 2019 do seu antecessor Jeremy Corbyn, da ala esquerda trabalhista.

Já os conservadores estão sofrendo o desgaste de 14 anos no poder, com crises, escândalos e disputas internas nos últimos anos, posicionando assim Starmer para se tornar o 80º premiê britânico.

Desde que chegaram ao poder em 2010, após os governos trabalhistas de Tony Blair e Gordon Brown, os conservadores tiveram cinco primeiros-ministros, com David Cameron, Theresa May, Boris Johnson, Liz Truss e Sunak.

O atual titular de Downing Street de 44 anos, que assumiu o cargo no final de 2022, após a desastrosa gestão econômica de Truss, não conseguiu dar um novo impulso aos Conservadores.

O Brexit em 2020 e suas consequências para a economia britânica, a covid-19 e o aumento do custo de vida parecem ter devorado o Partido Conservador.

Projeção prevê vitória histórica do Partido Trabalhista no Reino Unido

Sunak, mais rico que o rei

Embora a economia britânica tenha recuperado certa estabilidade, este indicador não teve muito utilidade para Sunak, um ex-banqueiro mais rico que o rei Charles III.

A inflação caiu de 11% em termos anuais em outubro de 2022 para 2,3% em abril. A data das eleições foi divulgada poucas horas depois deste anúncio. Os preços também continuaram caindo, se estabelecendo em 2% em junho.

Apesar disso, as pesquisas dão ao Partido Trabalhista uma vantagem de 20 pontos (40% a 20%) e Sunak teve 71% de opiniões desfavoráveis em abril.

Ex-ministro de Finanças de Boris Johnson, o conservador é o político mais jovem a liderar o governo desde 1812, pois tinha 42 anos quando entrou em Downing Street.

De origem indiana, nasceu em Southampton, no sul da Inglaterra, e estudou nas universidades de Oxford e Stanford, na Califórnia.

Casado com a herdeira de um bilionário indiano, foi favorável ao Brexit desde o início.

Além da inflação, a imigração é outra fonte de preocupação para os eleitores. Neste quesito, Sunak está promovendo um polêmico plano para enviar para o Ruanda estrangeiros que cheguem ao Reino Unido de forma irregular.

Ele esperava que aviões com imigrantes irregulares decolassem para o país africano antes das eleições, mas acabou admitindo que não haveria tempo hábil e que o plano, criticado pelo Partido Trabalhista, pode não ser desenvolvido caso a oposição chegue ao poder.

Starmer e sua entrada tardia na política

Do outro lado da disputa, Starmer, filho de um operário e uma enfermeira, foi procurador-geral da Inglaterra e do País de Gales.

Entrou tarde na política, foi eleito deputado apenas em 2015 e substituiu Corbyn à frente do Partido Trabalhista em 2020.

Desde então, tem insistido em aproximar sua legenda das posições de centro e durante seu mandato, Corbyn foi expulso em 2020, acusado de ter tolerado posições antissemitas no partido.

Diante da proximidade das eleições, Starmer tem abandonado algumas de suas promessas ambientais.
Durante sua campanha ele definiu seis prioridades: estabilidade econômica, redução das listas de espera na saúde pública, reforço da polícia, definição de uma nova política energética, abertura de cargos para professores e criação de um novo centro de comando para a segurança das fronteiras.

Acompanhe tudo sobre:Reino UnidoEleições

Mais de Mundo

Trump diz que vai anunciar nesta segunda seu vice-presidente; saiba quais nomes estão cotados

Brasileiro é encontrado morto dentro de vagão de trem no Peru; entenda

Juíza rejeita processo criminal contra Trump no caso de documentos secretos retirados da Casa Branca

Motivação sobre ataque contra Trump permanece sem resposta

Mais na Exame