Eleições em Israel: escolha de novo Parlamento será nesta quarta
Além de Benjamin Netanyahu, concorrem mais 12 candidatos; Benny Gantz e Yair Lapid são considerados os que têm mais chances

Agência Brasil
Publicado em 8 de abril de 2019 às 08h44.
Última atualização em 8 de abril de 2019 às 15h16.
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu , busca a reeleição para o quinto mandato nesta terça, 9. Serão escolhidos os novos integrantes do 21º Knesset (Parlamento) do país. Na disputa estão os candidatos parlamentares, entre os quais aquele que ocupará a cadeira de primeiro-ministro.
Além de Netanyahu, concorrem ao cargo mais 12 candidatos, sendo que dois são considerados com mais chances. Benny Gantz, ex-chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, e Yair Lapid. Em discussão o projeto de lei que fixa regras sobre o serviço nacional para a população ultraortodoxa.
O Knesset tem 120 assentos, dos quais a maioria é ocupada pelo Likud, partido de Netanyahu, e seus aliados. Desde que Israel foi fundada em 1948, nenhum partido formou maioria absoluta.
Netanyahu está no poder há quase 13 anos e enfrenta resistências internas devido a investigações por desvios de conduta. Em comunicado, o Likud informou que pretende unir "as fileiras para garantir que os votos do direito não sejam perdidos".