Mundo

Egito decreta prisão perpétua para 38 pessoas em julgamento por protestos de 2019

Vinte e três dos condenados à prisão perpétua foram julgados à revelia, incluindo Ali, de acordo com um tribunal criminal egípcio que lida com casos relacionados ao terrorismo

Protestos Egito: Vinte e três dos condenados à prisão perpétua foram julgados à revelia, incluindo Ali, de acordo com um tribunal criminal egípcio que lida com casos relacionados ao terrorismo (Can Ozer/Getty Images)

Protestos Egito: Vinte e três dos condenados à prisão perpétua foram julgados à revelia, incluindo Ali, de acordo com um tribunal criminal egípcio que lida com casos relacionados ao terrorismo (Can Ozer/Getty Images)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 16 de janeiro de 2023 às 08h36.

Um tribunal egípcio condenou neste domingo, 15, à prisão perpétua 38 pessoas, incluindo um empresário autoexilado cujas postagens nas redes sociais ajudaram a desencadear protestos antigovernamentais.

Os protestos públicos são raros no Egito, onde o presidente Abdel Fattah el-Sissi supervisionou uma ampla repressão aos dissidentes. Mas uma série de vídeos e outras postagens de mídia social do empresário egípcio Mohamed Ali, que agora mora na Espanha, levou a manifestações de rua em setembro de 2019 sobre alegações de corrupção e outras questões.

Vinte e três dos condenados à prisão perpétua foram julgados à revelia, incluindo Ali, de acordo com um tribunal criminal egípcio que lida com casos relacionados ao terrorismo.

O tribunal também condenou outras 44 pessoas, incluindo crianças a penas que variam de cinco a 15 anos de prisão pelas mesmas acusações. Vinte e um foram absolvidos, segundo o advogado de defesa Ossama Badawi.

Os sentenciados foram condenados por um conjunto de acusações que incluíam incitar a violência contra as forças de segurança e instituições do Estado. O caso surgiu dos protestos de 2019 na cidade portuária de Suez, que fica na foz do Canal de Suez.

Quer receber os fatos mais relevantes do Brasil e do mundo direto no seu e-mail toda manhã? Clique aqui e cadastre-se na newsletter gratuita EXAME Desperta.

LEIA TAMBÉM:

Acompanhe tudo sobre:EgitoPrisõesProtestos

Mais de Mundo

Após declarações de Trump sobre diálogo com Putin, Zelensky diz que os EUA querem ‘agradar’ a Rússia

Em reunião de emergência em Paris, líderes europeus dizem que Ucrânia não pode aceitar 'paz ditada'

Israel manterá tropas no Líbano após prazo de retirada, diz Exército

Israelenses protestam de norte a sul para marcar 500 dias da guerra e pedir libertação de reféns