Washington - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, questionou os perdões dados pelo ex-presidente Joe Biden a integrantes de seu governo, familiares e outras pessoas, pouco antes de deixar o cargo. Ele deixou em aberto a possibilidade de investigá-lo no futuro.
"Este cara saiu por aí dando perdões para todo mundo. A coisa engraçada é que ele não deu um perdão a si mesmo. E se você olhar, tudo tem a ver com ele. O dinheiro foi para ele", disse Trump, em entrevista à Fox News, exibida na noite de quarta, 22, sem dizer a que dinheiro se referia.
Perguntado se o Congresso deveria investigar Biden, Trump disse "eu não sei". Questionado se pediria ao procurador-geral para abrir um processo, ele respondeu ser contra investigar presidentes. No entanto, disse que passou por "quatro anos de inferno" e que "é realmente difícil dizer que eles não passariam por isso também.
O presidente apontou que vários de seus aliados, como o estrategista Steve Bannon, foram presos e tiveram de gastar muito dinheiro com advogados. Ele disse que não deu perdões antecipados porque considerava que seus aliados não tinham feito nada de errado.
Processos contra Trump
Após deixar a Presidência, Trump foi alvo de quatro grandes processos. Dois deles o investigavam por sua participação na invasão do Congresso, em 6 de janeiro de 2021, um por fraude fiscal envolvendo pagamento de suborno e outro por desvio de documentos oficiais.
O republicano foi condenado pelo caso de fraude fiscal, no ano passado, mas sua sentença o livrou de punições. Os outros três casos foram abandonados depois que ele venceu a eleição.
Em 2024, a Suprema Corte decidiu que presidentes possuem imunidade ampliada, o que deve desencorajar novos processos contra eles. Apesar disso, Biden deu uma série de perdões futuros a pessoas próximas, poucos dias antes de deixar o cargo, de modo que elas não poderão ser processadas posteriormente.
O democrata também deu perdões a pessoas que investigaram Trump e que agora poderiam sofrer represálias, como o Dr. Anthony Fauci, que liderou o combate à pandemia nos EUA, e membros do comitê que investigou o ataque de 6 de janeiro. Ele também deu perdão a seus irmãos, cunhados e ao filho, Hunter Biden.
Na entrevista, Trump foi questionado sobre perdoar os invasores do Capitólio, incluindo aqueles punidos por atacarem policiais. "Eles deveriam ter o direito de questionar os votos", respondeu. O entrevistador Sean Hannity respondeu que "eles não deveriam ser autorizados a invadir o Capitólio".
-
1/17
O presidente dos EUA, Joe Biden, e a primeira-dama Jill Biden posam ao lado do presidente eleito Donald Trump e Melania Trump ao chegarem à Casa Branca em Washington, DC, em 20 de janeiro de 2025, antes de partirem para o Capitólio dos EUA, onde Trump será empossado como o 47º presidente dos EUA. (Foto de ROBERTO SCHMIDT / AFP)
(O presidente dos EUA, Joe Biden, e a primeira-dama Jill Biden posam ao lado do presidente eleito Donald Trump e Melania Trump ao chegarem à Casa Branca em Washington, DC, em 20 de janeiro de 2025, antes de partirem para o Capitólio dos EUA, onde Trump será empossado como o 47º presidente dos EUA. (Foto de ROBERTO SCHMIDT / AFP))
-
2/17
Donald Trump chegando à Casa Branca recebido por Joe Biden
(Donald Trump chegando à Casa Branca recebido por Joe Biden)
-
3/17
Donald Trump e Melania Trump em cerimônia religiosa de posse
(Donald Trump e Melania Trump em cerimônia religiosa de posse)
-
4/17
Donald Trump e Melania Trump cerimônia religiosa de posse
(Donald Trump e Melania Trump cerimônia religiosa de posse)
-
5/17
O presidente Joe Biden e sua vice Kamala Harris se preparam para cumprimentar o presidente eleito Donald Trump na Casa Branca em Washington
(O presidente Joe Biden e sua vice Kamala Harris se preparam para cumprimentar o presidente eleito Donald Trump na Casa Branca em Washington)
-
6/17
Donald Trump ao lado de sua esposa no seu juramento
(Donald Trump ao lado de sua esposa no seu juramento)
-
7/17
JD Vance é empossado como vice-presidente pelo juiz da Suprema Corte Brett Kavanaugh enquanto Usha Vance segura a Bíblia durante a 60ª posse presidencial na Rotunda do Capitólio dos EUA em Washington, DC, em 20 de janeiro de 2025. (Foto de Morry Gash / POOL / AFP)
(JD Vance é empossado como vice-presidente pelo juiz da Suprema Corte Brett Kavanaugh enquanto Usha Vance segura a Bíblia durante a 60ª posse presidencial na Rotunda do Capitólio dos EUA em Washington, DC, em 20 de janeiro de 2025)
-
8/17
WASHINGTON, DC - 20 DE JANEIRO: (E-D) Priscilla Chan, Meta e CEO do Facebook Mark Zuckerberg, e Lauren Sánchez comparecem à posse do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, na Rotunda do Capitólio dos EUA em 20 de janeiro de 2025 em Washington, DC. Donald Trump toma posse para seu segundo mandato como o 47º presidente dos Estados Unidos. (Foto de Chip Somodevilla/Getty Images)
(Priscilla Chan, Meta e CEO do Facebook Mark Zuckerberg, e Lauren Sánchez comparecem à posse do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, na Rotunda do Capitólio dos EUA em 20 de janeiro de 2025 em Washington, DC)
-
9/17
(E-D) O CEO do Google, Sundar Pichai, fala com o CEO da Tesla e da SpaceX, Elon Musk, quando eles chegam para a cerimônia de posse antes de Donald Trump tomar posse como 47º presidente dos EUA na Rotunda do Capitólio dos EUA em Washington, DC, em 20 de janeiro de 2025
(O CEO do Google, Sundar Pichai, fala com o CEO da Tesla e da SpaceX, Elon Musk, quando eles chegam para a cerimônia de posse antes de Donald Trump tomar posse como 47º presidente dos EUA na Rotunda do Capitólio dos EUA em Washington, DC, em 20 de janeiro de 2025)
-
10/17
Convidados, incluindo Mark Zuckerberg, Jeff Bezos, Sundar Pichai e Elon Musk, chegam antes da 60ª posse presidencial na Rotunda do Capitólio dos EUA em Washington, segunda-feira, 20 de janeiro de 2025
(Convidados, incluindo Mark Zuckerberg, Jeff Bezos, Sundar Pichai e Elon Musk, chegam antes da 60ª posse presidencial na Rotunda do Capitólio dos EUA em Washington, segunda-feira, 20 de janeiro de 2025)
-
11/17
Donald Trump em seu discurso de posse
(Donald Trump em seu discurso de posse)
-
12/17
Joe Biden aperta a mão de Donald Trump em sua posse
(Joe Biden aperta a mão de Donald Trump em sua posse)
-
13/17
Congresso dos EUA, decorado para a cerimônia de posse
(Congresso dos EUA, decorado para a cerimônia de posse)
-
14/17
Congresso dos EUA, em Washington, que terá frio severo no dia da posse
(Congresso dos EUA, em Washington, que terá frio severo no dia da posse)
-
15/17
O ex-presidente George W. Bush, a ex-primeira-dama Laura Bush e o ex-presidente Barack Obama chegam para a cerimônia de posse de Donald Trump
(O ex-presidente George W. Bush, a ex-primeira-dama Laura Bush e o ex-presidente Barack Obama chegam para a cerimônia de posse de Donald Trump)
-
16/17
George W. Bush chega para a cerimônia de posse de Donald Trump
(George W. Bush chega para a cerimônia de posse de Donald Trump)
-
17/17
Donald Trump e Joe Biden no juramento de posse do presidente eleito
(Donald Trump e Joe Biden no juramento de posse do presidente eleito)