Mundo

Coreia do Norte desafia o mundo e faz novo teste balístico

Teste feito pela Coreia do Norte é o segundo em menos de um mês

Lançamento de hoje acontece em meio à estagnação no diálogo entre os Estados Unidos e o regime de Pyongyang para conseguir a desnuclearização da península coreana (Jonathan Ernst/File Photo/Reuters)

Lançamento de hoje acontece em meio à estagnação no diálogo entre os Estados Unidos e o regime de Pyongyang para conseguir a desnuclearização da península coreana (Jonathan Ernst/File Photo/Reuters)

E

EFE

Publicado em 3 de maio de 2019 às 22h51.

Última atualização em 4 de maio de 2019 às 08h35.

Seul — A Coreia do Norte lançou neste sábado, 4, um míssil de curto alcance, no segundo teste com armas táticas que realiza em menos de um mês, segundo informaram fontes militares sul-coreanas.

O lançamento foi efetuado da cidade oriental de Wonsan, em direção ao leste, detalhou o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul em comunicado.

A nota, reproduzida pela agência local "Yonhap", indica que as autoridades sul-coreanas e dos Estados Unidos "estão analisando detalhes do míssil".

Teste balístico

O lançamento aconteceu às 9h06 (horário local, 21h06 de sexta-feira em Brasília) da cidade litorânea de Wonsan, ao leste de Pyongyang, de acordo com a informação do Estado-Maior Conjunto sul-coreano.

Ainda não se tem detalhes sobre o tipo de míssil lançado e quanto durou sua trajetória.

Segundo os analistas, a área escolhida tem um importante papel no esquema de testes de mísseis e foguetes norte-coreanos e foi usada em outras ocasiões para provas com armas de longo alcance.

No último dia 18 de abril, o regime de Pyongyang informou que o líder norte-coreano, Kim Jong-un, tinha supervisionado no dia anterior o teste de uma nova arma tática, da qual não deu detalhes.

Um porta-voz do Ministério de Defesa sul-coreano disse posteriormente que se tratava de uma prova com um sistema de projéteis para combate terrestre, enquanto fontes de Washington garantiram que em nenhum caso se tratou de um míssil balístico.

O lançamento de hoje acontece em meio à estagnação no diálogo entre os Estados Unidos e o regime de Pyongyang para conseguir a desnuclearização da península coreana.

Acompanhe tudo sobre:Coreia do NorteCoreia do SulMísseis

Mais de Mundo

Norte-americano gasta, em média, R$ 1.640 por mês com internet, TV e streaming

Trump já convidou presidente chinês Xi Jinping para cerimônia de posse; veja outros nomes convidados

Macron nomeará novo premiê da França na sexta

Trump se opõe 'veementemente' ao uso de mísseis dos EUA para atacar a Rússia, diz entrevista