COP28: novo rascunho de texto final propõe "transição para longe" dos combustíveis fósseis
Segundo a organização da COP28, uma reunião plenária entre as partes foi convocada para as 10h do horário local
Editor de Macroeconomia
Publicado em 13 de dezembro de 2023 às 01h24.
Última atualização em 13 de dezembro de 2023 às 06h30.
A presidência da Conferência das Nações Unidas sobre as mudanças climáticas ( COP28 ) divulgou há pouco um novo rascunho do texto final do balanço global sobre a proposta que sairá do encontro. O novo documento, fruto de intensas negociações desde a segunda-feira, 11, faz duas menções aos combustíveis fósseis. O documento apela às partes para uma "transição dos combustíveis fósseis nos sistemas energéticos, de uma forma justa, ordenada e de forma equitativa, acelerando a ação nesta década crítica, de modo a atingir zero emissões líquidas até 2050 de acordo com a ciência".
Além disso, a linguagem contida no novo rascunho incluiu a "eliminação progressiva ( phasing out, em inglês) de subsídios ineficientesaos combustíveis fósseis que não abordam a pobreza energética ou apenas transições, o mais rápido possível".
Ambos os trechos fazem parte do artigo 28 do texto, cujo enunciado "r econhece ainda a necessidade de reduções profundas, rápidas e sustentadas nas emissões de gases de efeito estufa, alinhadas com trajetórias de 1,5 °C".
O debate sobre incluir ou não o termo phase out (eliminação) ou phase down (diminuição) dominou o noticiário sobre a COP28 . No novo texto proposto pela presidência da COP28, a cargo de Sultan al Jaber, o termo foi incluído para tratar de "subsídios ineficientes" a esses combustíveis.
Ao vivo: reunião plenária da COP28
Segundo a organização da COP28, haverá uma sessão plenária às 10h da manhã do horário local (2h30 no horário de Brasília). O texto, naturalmente, pode ser alterado. É possível assisti-la aqui .