Mundo

CNOOC e TotalEnergies finalizam primeiro acordo usando iuane em comércio de gás natural

O negócio terá um conteúdo energético de 3,2 bilhões a 3,4 bilhões de unidades térmicas britânicas

Gás natural: a CNOOC é o maior operador de campos de petróleo e gás offshore da China (wenbin/Getty Images)

Gás natural: a CNOOC é o maior operador de campos de petróleo e gás offshore da China (wenbin/Getty Images)

China2Brazil
China2Brazil

Agência

Publicado em 28 de março de 2023 às 18h00.

Última atualização em 28 de março de 2023 às 18h12.

A China National Offshore Oil Corporation e a TotalEnergies da França completaram a primeira compra de gás natural liquefeito importado da China a ser liquidado em iuane chinês através da Shanghai Petroleum and Natural Gas Exchange.

O negócio terá um conteúdo energético de 3,2 bilhões a 3,4 bilhões de unidades térmicas britânicas, e o gás natural liquefeito (GNL) vem dos Emirados Árabes Unidos, informou hoje o Shanghai Securities News. Não mencionou o valor da transação.

A primeira transação internacional de GNL liquidada em iuane é uma tentativa de promover preços em múltiplas moedas, liquidação e pagamento internacional, disse Guo Xu, presidente da SHPGX.

A bolsa lançou o comércio internacional de GNL em agosto de 2020 e continuará a desempenhar um papel de plataforma e a fortalecer a infraestrutura financeira para o negócio de liquidação internacional de iuane, disse Guo.

A SHPGX foi estabelecida em 2015 e o volume de gás natural negociado na bolsa atingiu 92,86 bilhões de metros cúbicos no ano passado.

Inovação

A CNOOC, o maior operador de campos de petróleo e gás offshore da China, está empenhada em inovar os modelos de preço e liquidação de recursos internacionais, segundo o gerente-geral adjunto Yu Jin.

A promoção da aquisição de recursos internacionais com base no acordo de iuane pode promover a globalização do comércio de energia e construir uma ecologia mais diversificada, observou ele.

Iuane como pagamento

Atualmente, o iuane da China é a quinta moeda de pagamento mais utilizada no mundo, e seu uso no comércio de divisas aumentou para uma participação no mercado global de 7%, o crescimento mais rápido entre as moedas nos últimos três anos.

A escala das importações de petróleo e gás da China também está crescendo. Em 2022, a China importou mais de 500 milhões de toneladas de petróleo bruto e mais de 100 milhões de toneladas de gás natural, incluindo 63,44 milhões de toneladas de GNL, e as fontes estão cada vez mais diversificadas.


Tradução: Mei Zhen Li
Fonte: CNSTOCK

Acompanhe tudo sobre:GásChina

Mais de Mundo

Por que as inundações na Espanha deixaram tantos mortos?

Autoridades venezuelanas intensificam provocações ao governo Lula após veto no Brics

Projeto de energias renováveis no Deserto de Taclamacã recebe aporte bilionário da China

Claudia Sheinbaum confirma participação na Cúpula do G20 no Rio de Janeiro