China possui 2,73 milhões de estações-base 5G e o maior número de usuários do mundo
Número de usuários 5G na China atingiu 561 milhões até o final de 2022, representando mais de 60% do total mundial
Agência
Publicado em 24 de maio de 2023 às 18h39.
Última atualização em 24 de maio de 2023 às 18h47.
O número de estações-base 5G e usuários na China está crescendo de forma acelerada. De acordo com o Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação, o número de estações-base 5G alcançou 2,73 milhões até o final de abril.
O número de usuários 5G na China atingiu 561 milhões até o final de 2022, representando mais de 60% do total mundial, segundo um relatório sobre o desenvolvimento da China Digital 2022, divulgado pelas autoridades chinesas de ciberespaço na terça-feira.
- Embraer e Azorra fecham novo acordo com Royal Jordanian para 8 jatos comerciais
- Estoques de petróleo dos EUA recuam 12,4 milhões de barris na semana, revela DoE
- Com concorrência acirrada, Amazon encerra operações da Appstore da China
- O que está por trás do aumento do consumo de marcas chinesas?
- China pede que EUA parem de interferir em questões internas e atuem para restaurar relação
- Economia digital da China cresce 10% e assume a segunda posição global em 2022
O número de usuários terminais da Internet das Coisas (IoT) móvel chegou a 1,845 bilhão, tornando a China a primeira grande economia a ter mais usuários de IoT do que sua população total.
O setor 5G é uma base importante para a informatização e a economia digital da China, afirmou Wang Peng, pesquisador do Instituto de Ciências Sociais de Pequim, ao "Global Times" na quarta-feira.
“O aumento do número de estações e usuários 5G é propício para o desenvolvimento de cenários de aplicação relevantes, permitindo o surgimento de mais empresas e alcançando mais inovação tecnológica e de modelos de negócios, formando um ciclo positivo”, disse Wang.
Economia digital cresceu 10% na China
A economia digital está se tornando um motor importante para impulsionar o crescimento e a transformação estáveis da China, de acordo com o relatório "China Digital 2022".
Em 2022, a economia digital da China atingiu 50,2 trilhões de iuanes (US$ 7,13 trilhões), um aumento nominal de 10,3% em relação ao ano anterior, e sua participação no PIB subiu para 41,5%, ocupando o segundo lugar no mundo.
A tecnologia digital está cada vez mais integrada ao desenvolvimento econômico e social da vida diária, afirmou Wang.
“5G, inteligência artificial e outras tecnologias emergentes podem criar empregos e também melhorar a qualidade e eficiência nas indústrias tradicionais”, acrescentou Wang.
Até o final de 2022, a taxa de informatização na produção agrícola havia ultrapassado 25%. Os itens adquiridos online representaram 27,2% das vendas no varejo.
Os especialistas afirmaram que o desenvolvimento digital da China irá acelerar ainda mais sob o plano da construção da China Digital, divulgado em fevereiro.
De acordo com as diretrizes, até 2025, a infraestrutura digital estará conectada de forma eficiente por meio de diversos setores, e a China se tornará líder global em inovação digital. Até 2035, o nível de desenvolvimento digital na China estará na vanguarda do mundo.
Este ano, espera-se que a implantação do 5G seja otimizada para cobrir mais áreas rurais.
Tradução: Mei Zhen Li
Fonte: Sohu
Imagem principal: Zhang Chenlin/ Xinhua