Mundo

Canadá proibirá plásticos de uso único em 2021

Ao anunciar a medida, o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, afirmou que menos de 10% dos plásticos desse tipo são reciclados no país

Canadá: sacolas, colheres de café e garrafas serão os principais produtos afetados pela medida (Rosley Majid / EyeEm/Getty Images)

Canadá: sacolas, colheres de café e garrafas serão os principais produtos afetados pela medida (Rosley Majid / EyeEm/Getty Images)

A

AFP

Publicado em 10 de junho de 2019 às 12h15.

Última atualização em 10 de junho de 2019 às 12h19.

O Canadá proibirá em 2021 os plásticos de um só uso, anunciou nesta segunda-feira o primeiro-ministro Justin Trudeau. 

Sacolas, colheres de café e garrafas serão os principais produtos afetados por essa decisão, disse Trudeau à imprensa, acrescentando que menos de 10% dos plásticos desse tipo usados no país são reciclados.

"A poluição por plástico é uma praga mundial", disse à imprensa o dirigente liberal ao anunciar que a lista precisa de produtos proibidos será anunciada após a realização de avaliações científicas.

"Como pais, quando levamos as crianças à praia, temos que buscar areia que não esteja cheia de plástico, de garrafas ou de espuma de poliestireno", disse.

Anualmente, um milhão de pássaros e mais de 100.000 mamíferos se ferem ou morrem por ficarem presos em meio a dejetos plásticos ou por comê-los, confundindo-os com alimentos, apontou um comunicado do primeiro-ministro canadense.

Acompanhe tudo sobre:CanadáMeio ambientePlásticos

Mais de Mundo

ONU adverte que o perigo da fome “é real” na Faixa de Gaza

Agência da ONU pede investigação de abusos após cessar-fogo no Líbano

Parlamento britânico debate proposta de lei de morte assistida

Acordo Mercosul-UE não sairá porque camponeses franceses 'não querem', diz Mujica