Mundo

Biden planeja aumentar impostos para financiar assistência infantil

Segundo fontes, a proposta elevaria as taxas dos que ganham mais de US$ 1 milhão para 39,6%, acima dos atuais 20%

Biden: a proposta, que tem estado em elaboração há semanas, desencadeou quedas acentuadas em Wall Street (Kevin Lamarque./Reuters)

Biden: a proposta, que tem estado em elaboração há semanas, desencadeou quedas acentuadas em Wall Street (Kevin Lamarque./Reuters)

R

Reuters

Publicado em 22 de abril de 2021 às 16h58.

Última atualização em 22 de abril de 2021 às 17h05.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, vai propor na próxima semana elevar os tributos sobre os ricos para financiar grandes investimentos em assistência infantil, educação pré-escolar universal e licença remunerada aos trabalhadores, disseram fontes familiarizadas com o plano.

  • Quer saber tudo sobre a política internacional? Assine a EXAME e fique por dentro.

Biden vai propor um aumento da taxa marginal do Imposto de Renda de 37% para 39,6%, e quase dobrar os impostos sobre ganhos de capital para 39,6% para pessoas que ganham mais de 1 milhão de dólares, de acordo com as fontes.

Os detalhes do plano de Biden para as famílias norte-americanas ainda estão sendo finalizados, mas o presidente planeja anunciar as medidas na próxima semana, antes de seu primeiro discurso ao Congresso, na quarta-feira.

O Congresso, profundamente dividido, precisa aprovar as várias medidas fiscais incluídas no plano.

A proposta, que tem estado em elaboração há semanas, desencadeou quedas acentuadas em Wall Street, com o índice S&P 500 caindo 1% no início da tarde depois de notícia da Bloomberg sobre a medida.

Norte-americanos ricos podem encarar uma alíquota geral de imposto sobre ganhos de capital de até 43,4%, incluindo o imposto de investimento líquido de 3,8% sobre indivíduos com renda de 200 mil dólares ou mais. Este último ajuda a financiar o Affordable Care Act, conhecido como Obamacare.

Atualmente, aqueles que ganham mais de 200 mil dólares pagam um tributo geral de cerca de 23,8%, incluindo o imposto de investimento líquido ao Obamacare.

Ainda assim, analistas do mercado acham virtualmente impossível isso ser aprovado no Congresso.

"Se tivesse uma chance de ser aprovada, estaríamos caindo 2 mil pontos", disse Thomas Hayes, presidente e membro gerente do fundo hedge Great Hill Capital LLC, referindo-se ao noticiário sobre a elevação do imposto sobre ganhos de capital.

Acompanhe tudo sobre:CriançasEstados Unidos (EUA)Governo BidenImpostosInvestidoresJoe BidenPaíses ricos

Mais de Mundo

Parlamento da Holanda rejeita acordo UE-Mercosul e pede a governo que evite aprovação

Governo Lula defende solução pacífica em crise por lei marcial na Coreia do Sul

Lula terá novo encontro com Mujica durante viagem ao Uruguai

Netanyahu avisa ao Hezbollah que 'um cessar-fogo não é o fim da guerra'