Mundo

Avião que capotou no Canadá desceu muito rápido, diz relatório preliminar

Velocidade de descida do CRJ-900 chegou a 1.110 fpm antes do impacto na pista

Delta Air Lines: relatório preliminar indica que avião da companhia desceu com velocidade acima do recomendado antes de capotar em Toronto (Geoff Robins/AFP)

Delta Air Lines: relatório preliminar indica que avião da companhia desceu com velocidade acima do recomendado antes de capotar em Toronto (Geoff Robins/AFP)

AFP
AFP

Agência de notícias

Publicado em 21 de março de 2025 às 13h19.

Última atualização em 21 de março de 2025 às 14h16.

Tudo sobreCanadá
Saiba mais

O avião da Delta Air Lines que virou ao aterrissar em Toronto, no Canadá, em fevereiro, desceu rápido demais, indica o relatório preliminar divulgado na quinta-feira, 20, que, no entanto, não identifica a causa do acidente.

A agência de segurança dos transportes do Canadá (TSB, na sigla em inglês) publicou suas conclusões iniciais do acidente de 17 de fevereiro, no qual um avião aterrissou com muita força e acabou capotando na pista, o que provocou uma explosão e deixou 21 pessoas hospitalizadas.

"A investigação desse acidente levará tempo, pois muitas perguntas seguem sem resposta", declarou a TSB em um vídeo, no qual expõe suas conclusões iniciais.

Detalhes técnicos da descida

Uma cronologia detalhada dos eventos prévios à aterrissagem mostra que a velocidade de descida era de 672 pés por minuto (fpm) cerca de 20 segundos antes de a aeronave tocar a pista.

No entanto, "menos de 1 segundo antes da aterrissagem [...] a velocidade de descida era de 1.110 fpm", segundo o relatório.

A velocidade de descida do Bombardier CRJ-900 "superou consideravelmente os critérios de pouso forçado", disse à AFP o ex-investigador da TSB David McNair.

A TSB enfatizou que suas apurações iniciais não devem ser interpretadas como a identificação da causa do acidente.

"É possível que surjam novas informações depois da publicação deste relatório preliminar", acrescenta o documento.

O voo, que transportava 76 passageiros e quatro tripulantes, tinha como destino a maior cidade do Canadá e havia decolado de Minneapolis, nos Estados Unidos.

Acompanhe tudo sobre:Canadá

Mais de Mundo

Flores, futebol e favelas: as marcas do papa Francisco em Buenos Aires

Governo Milei "lamenta profundamente" morte de Francisco, o primeiro Papa argentino

Argentina decretará sete dias de luto por morte de Papa Francisco

O que é Sé Vacante? Com morte do Papa, como fica liderança da Igreja Católica