Ataque suicida no norte do Afeganistão deixa pelo menos 5 mortos e 7 feridos

Ataque ocorreu por volta das 8h30, perto de um escritório do Banco de Cabul, na cidade de Kunduz

Exército do Afeganistão circula na província de Panjshir no domingo, 15: Talibã tomou o país rapidamente (Ahmad SAHEL ARMAN/AFP)
EFE

Agência de Notícias

Publicado em 11 de fevereiro de 2025 às 08h30.

Pelo menos cinco pessoas morreram, incluindo membros das forças de segurança do Talibã, e outras sete ficaram feridas em um ataque suicida ocorrido no norte do Afeganistão nesta terça-feira, 11, segundo informou a imprensa afegã.

O ataque ocorreu por volta das 8h30 (horário local, 1h de Brasília), perto de um escritório do Banco de Cabul, na cidade de Kunduz, capital do distrito de mesmo nome, disse o porta-voz do Comando de Segurança de Kunduz, Jumauddin Khaksar, ao portal afegão “TOLOnews”.

Veja também

Nenhum grupo armado assumiu a responsabilidade pelo ataque até agora, e Khaksar disse que as autoridades já iniciaram uma investigação.

O Talibã chegou ao poder em agosto de 2021 sob promessas de maior segurança, que não se concretizaram até agora.

A maioria dos ataques que continuam a espalhar o terror no Afeganistão são reivindicados pelo grupo jihadista Estado Islâmico (EI), embora o governo de fato do Talibã negue sua presença no país.

O EI está por trás do ataque que matou o então ministro dos Refugiados do Talibã, Khalilur Rahman Haqqani, no último dia 11 de dezembro, quando foi vítima de uma explosão dentro do departamento que chefiava.

Rahman Haqqani era sobrinho do ministro do Interior, Siraj Uddin Haqqani, que lidera a Rede Haqqani, uma organização extremista com laços estreitos com o Talibã e a Al-Qaeda, de acordo com o Conselho de Segurança da ONU.

Guerra Israel e Hamas: veja as fotos do conflito

+ 22

Acompanhe tudo sobre:AfeganistãoGuerras

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as notícias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame