Mundo

Após encontro de Lula com Zelensky, chanceler brasileiro se reúne com ministro russo em NY

O encontro entre Vieira e Lavrov está previsto para acontecer às 17h no horário local (uma hora atrás do Brasil). O local do encontro não foi divulgado pelo Itamaraty

Brasil e Rússia: esse é o terceiro encontro entre os ministros (AFP/AFP)

Brasil e Rússia: esse é o terceiro encontro entre os ministros (AFP/AFP)

André Martins
André Martins

Repórter de Brasil e Economia

Publicado em 21 de setembro de 2023 às 10h09.

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, se reúne nesta quinta-feira, 21, com o chanceler da Rússia, Sergei Lavrov, em Nova York, um dia após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontrar pela primeira vez com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky.

O encontro entre Vieira e Lavrov está previsto para acontecer às 17h no horário local (uma hora atrás do Brasil). O local do encontro não foi divulgado pelo Itamaraty. Essa é a terceira reunião entre os ministros neste ano. Em março, a dupla conversou durante a reunião de chanceleres do G-20. Um mês depois, em abril, Lavrov visitou o Brasil pela primeira vez desde 2019 e se reuniu com Lula e com o ministro brasileiro. A Rússia é o principal fornecedor de fertilizantes para o Brasil. Em 2022, o comércio entre os países atingiu o recorde histórico de US$ 9,8 bilhões.

Em conversa com jornalistas para detalhar o encontro em Lula e Zelensky, Vieira disse que se Lula tiver a oportunidade também vai se reunir com o presidente da Rússia, Vladimir Putin "O presidente Lula deixou muito claro que está aberto a discutir a conversar com quem quer que seja, com vistas a promover o entendimento entre as duas partes, de forma que se possa começar alguma conversa direta, com o apoio de outros países, para se buscar um caminho para a paz", afirmou o ministro brasileiro a jornalistas. 

Quem é Sergei Lavrov, ministro de Putin

Ministro de Putin por mais de 18 anos, ele é filho de pai armênio e mãe russa. Com mais de 50 anos como diplomata, antes da União Soviética e depois da Rússia, Lavrov é um político poderoso e respeitado no país. Conhecido por ser uma figura irredutível, ele acumulou vitórias diplomáticas para a Rússia, como quando o país anexou a Crimeia. O ministro evitou um isolamento russo após questionamentos de países ocidentais.

Atualmente, Lavrov é um dos rostos do país na defesa da invasão na Ucrânia pelo mundo. Um dos políticas sancionados pela União Europeia, Estados Unidos e Reino Unido, o ministro viu seus bens serem congelados e foi proibido de entrar nos Estados Unidos. Na Rússia, ele é considerado uma figura popular e é possível achar produtos com o seu rosto em lojas e na internet.

Acompanhe tudo sobre:UcrâniaRússiaMauro VieiraMinistério das Relações Exteriores

Mais de Mundo

Exportações da China devem bater recorde antes de guerra comercial com EUA

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"