Mundo

Adolescente pega prisão perpétua por planejar ataque em Londres

Haroon Syed, de 19 anos, se declarou culpado de planejar um ataque terrorista em 2016 e foi condenado a cumprir ao menos 16 anos e meio de pena

Elton John: Syed admitiu ter procurado alvos em potencial na internet, incluindo uma apresentação de Elton John no Hyde Park (Jamie McCarthy/Getty Images)

Elton John: Syed admitiu ter procurado alvos em potencial na internet, incluindo uma apresentação de Elton John no Hyde Park (Jamie McCarthy/Getty Images)

R

Reuters

Publicado em 3 de julho de 2017 às 17h04.

Última atualização em 3 de julho de 2017 às 17h32.

Londres - Um adolescente britânico que planejou um ataque em um show de Elton John em Londres no 15º aniversário dos atentados de 11 de setembro de 2001 foi condenado à prisão perpétua nesta segunda-feira.

Haroon Syed, de 19 anos e do oeste de Londres, se declarou culpado de planejar um ataque terrorista entre abril e setembro de 2016 e foi condenado a cumprir ao menos 16 anos e meio de pena.

Syed admitiu ter procurado alvos em potencial na internet, incluindo uma apresentação de Elton John no Hyde Park e Oxford Street, um endereço comercial movimentado.

"Haroon Syed é claramente um perigo para o público que estava preparado para realizar ataques indiscriminados contra pessoas inocentes", disse Deb Walsh, vice-diretora da Divisão de Contraterrorismo.

Syed usou a internet para tentar obter armas que empregaria em um possível ataque, e recorreu a redes sociais para contactar pessoas que acreditava serem apoiadores do Estado Islâmico de mentalidade semelhante.

Ele escreveu em uma mensagem: "Então, depois de algum estrago com metralhadora, fazer itishadi (martírio)... é isso que estou planejando fazer."

Ele solicitou empréstimos no valor total de 8 mil libras esterlinas que disse serem para uma motocicleta, um casamento e melhorias domésticas, mas procuradores alegam que eram para financiar o atentado. Os pedidos foram recusados.

O Reino Unido vem testemunhando um aumento de ataques militantes em 2017, incluindo um ataque com bomba em um show da cantora pop norte-americana Ariana Grande em maio em Manchester que matou 22 pessoas.

Acompanhe tudo sobre:Ataques terroristasElton JohnLondresPrisõesReino UnidoShows-de-música

Mais de Mundo

Exportações da China devem bater recorde antes de guerra comercial com EUA

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"