Marketing

Universo trans: transfobia é mais citada, mas visibilidade positiva cresce

Pesquisa Universo Trans mostra as narrativas protagonizadas por pessoas trans nas redes sociais. Intenção é incentivar escuta e inclusão em marcas e empresas para além do Mês do Orgulho LGBTI+

Raquel Virgínia, fundadora da Nhaí!: posts de oportunidades engajam mais do que os de transfobia e mostram a importância da inclusão de pessoas trans (Thiago Bruno/Reprodução)

Raquel Virgínia, fundadora da Nhaí!: posts de oportunidades engajam mais do que os de transfobia e mostram a importância da inclusão de pessoas trans (Thiago Bruno/Reprodução)

Marina Filippe

Marina Filippe

Publicado em 29 de setembro de 2021 às 07h00.

Última atualização em 30 de setembro de 2021 às 17h22.

Com a intenção de mapear e compreender as narrativas protagonizadas por pessoas trans nas redes sociais, as empresas de marketing Zygon e Nhaí e agência de conteúdo Casé Fala coletaram 164,93 mil publicações e 5,5 milhões de interações no Twitter em cinco meses.

O resultado está na pesquisa Universo Trans, que aponta um recorte social e mostra que 70% das pessoas trans ou travestis pretas e periféricas falam mais sobre racismo associado a temas como corpo e transição, oportunidade e identidade, do que sobre os demais assuntos que permeiam seus estilos de vida.

Além deste dado, a pauta mais debatida é a transfobia com 88,6% das menções, seguido de identidade 4,78%, luta e aceitação 4,03%, oportunidade 1,51% e corpo e transição 1,07%. “Com estes dados, foi possível ver as diferentes nuances sobre o que se fala online a respeito do universo trans. Há predominância, ainda, de relatos de transfobia, mas vemos como outras pautas estão em crescimento”, duz Lucas Reis, CEO da Zygon.

Já identidadefoi o segundo assunto mais debatido e teve um aumento de 133% no período da pesquisa. Só o termo “pronome” aparece em mais de 25% de todos os conteúdos relacionados à identidade.

“Além de existir uma imposição de padrão estético no corpo trans, tem também a sua objetificação e exigência de servir como um marcador social. O processo de aceitação e de assumir-se perante a sociedade é algo mais difícil para pessoas negras e periféricas”, afirma Raquel Virgínia, fundadora da Nhaí!

Ainda de acordo com dados da pesquisa, o tema oportunidade teve maior número de tweets realizados no dia 29 de janeiro de 2021, dia da Visibilidade Trans e Travesti. E ao longo do tempo ganhou força, apresentando uma taxa de engajamento 22% superior em média. Entre as publicações, 31% está em busca de oportunidade e 47% busca visibilidade, os demais abordam assuntos como empreendedorismo.

Visibilidade 

Há também um pico, com 33 mil tweets, em 17 de maio, Dia Internacional contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia, com exigências de igualdade, respeito, contra a discriminação e violência. Outra questão muito comentada foi a participação da esteticista Ariadna Arantes, uma mulher trans, no reality No Limite, levantando menções sobre a importância da representatividade na mídia.

A pesquisa mostrou ainda que posts sobre oportunidades engajam 22% a mais que posts sobre casos de transfobia. “Isso mostra a importância da inclusão de pessoas trans no mercado de trabalho, o quanto querem, procuram e engajam no assunto”, afirma Raquel Virgínia.

A interseccção também importante para a visibilidade positiva das pessoas trans. “Atualmente se fala sobre a importância da diversidade, mas para evoluir é necessário ter um olhar atento e mais profundo para questões de raça e gênero. A pesquisa colabora para avançar com a pauta para além do mês do Orgulho LGBTQIA+, ao incentivar a evolução e inclusão de pessoas trans estrategicamente nos negócios”, dizem Patrícia Casé e Fabiana Oliva, cofundadores da Casé Fala.

 

Acompanhe tudo sobre:DiversidadeLGBTPesquisas de mercadoRedes sociaisTransgêneros

Mais de Marketing

O Boticário lança maior produção audiovisual de sua história com campanha de Natal

Jaguar, Saint Laurent, Burberry...Por que as logomarcas estão ficando tão parecidas?

Ayrton Senna ganha edição exclusiva de Funko Pop! em parceria com a Candide

Drive In-terlagos exibe série 'Senna' com telão, orquestra e passeio pelo autódromo