Jurupinga bate Ambev e Heineken em ranking de bebida alcoólica mais amada
Levantamento da SocialBakers mostra que Jurupinga é marca amada no Facebook. Os consumidores já criaram, espontaneamente, frase que virou slogan
Marina Filippe
Publicado em 17 de julho de 2020 às 09h00.
Última atualização em 17 de julho de 2020 às 13h08.
A marca de vinho Jurupinga é a mais amada pelos brasileiros no Facebook , segundo levantamento daempresa de análise e desempenho de marketing digital SocialBakers. No primeiro trimestre a empresa recebeu 141.713 interações "amei" na rede social, enquanto a Ambev recebeu 110.956 e a Heineken 22.551.
Durante a pandemia, sem carnaval e festas universitárias, locais nos quais a bebida ganha destaque, a marca continua recebendo interações. Segundo Diego Burgo, gerente de marketing da Jurupinga, por um levantamento interno foi possível perceber que no segundo trimestre deste ano foram 368.000 "amei", e 1,6 milhão de interações no total.
"Falamos com um público jovem e temos um trabalho forte de marca nas redes desde os tempos do Orkut. Na pandemia, temos investido em conteúdos para aproveitar o tempo em casa, como o preparo de drinks e receitas", diz. Entre esses novos investimentos está, por exemplo, uma parceria com criadores de conteúdo no TikTok, como é o caso do Luciano Do Valle, que tem 5,6 milhões de seguidores na rede social .
A paixão dos consumidores leva a Jurupinga a se organizar depois de criações espontâneas, como é o caso da frase "Não te juro amor, mas te Jurupinga", que começou a ser estampa em canecas e camisetas comercializadas na internet, e precisou ser registrada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial. O termo, inclusive, passou a ser utilizado em destaque na caixa de papelão, se tornando uma peça publicitária nas prateleiras e ilhas promocionais das redes de atacado.
No último ano a empresa apoiou cerca de 500 festas universitárias, sendo a maior parte delas por iniciativa dos estudantes. "Inicialmente tivemos um reconhecimento de marca espontâneo, especialmente nessas festas, e depois as pessoas migram para as redes sociais", diz.
Nos últimos quatro anos a empresa cresceu cerca de 40%, mas estagnou em 2019 e agora busca não sofrer tanto com a crise. Os números de vendas deste ano, porém, não foram informados. A Jurupinga ocupa a categoria de vinhos, mas não se assemelha com as tradicionais bebidas desse mercado. A marca fundada há 18 anos pela fabricante paulistana Dinalle fabrica cerca de 50 mil litros da bebida por dia.