5 vídeos virais que na verdade são comerciais disfarçados
Confira cinco vídeos que viralizaram nas redes sociais e todo mundo continua achando que é verdadeiro (apesar da marca já ter revelado que é um comercial)
Guilherme Dearo
Publicado em 25 de outubro de 2015 às 07h00.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h28.
São Paulo - Bruce Lee joga tênis de mesa usando um nunchaku em vez de uma raquete e deixa a plateia de queixo caído. Um homem pega uma bola de beisebol com a mão sem luva, salvando a cabeça de uma distraída repórter. Você provavelmente já compartilhou um destes vídeos recentemente em seu Facebook ou Twitter. Deve ter escrito "sensacional", "incrível" ou, por que não, "top". Mas esses virais são comerciais disfarçados. Uma boa estratégia de marca para deixar um vídeo famoso. O problema é que as marcas já reveleram que os vídeos são "fake", mas muita gente desavisada continua compartilhando como verdadeiro. Confira, nas imagens, cinco exemplos desses vídeos.
O que as pessoas pensam que é: imagens de arquivo mostrando o mestre das artes marciais no alto do seu poder: jogando tênis de mesa com um nunchaku, em jogadas brilhantes e perfeitas. Ele também apaga cigarros da boca de um homem. O que realmente é: um comercial do Nokia N96 Bruce Lee Limited Edition. Criado pela JWT de Pequim em 2008, o vídeo usa uma sósia de Lee, truques de computador e edição de imagem para vender o novo celular.
O que as pessoas pensam que é: O jogador de beisebol Evan Longoria, do Tampa Bay Rays, pega um arremesso com a mão, sem luva, durante uma entrevista, e salva a pele da repórter. O que realmente é: um comercial da Gillette. A BBDO New York criou o vídeo em 2011. Ao fundo, é possível ver a dica: a marca Gillette no estádio.
O que as pessoas pensam que é: durante uma partida de beisebol, uma gandula faz uma pegada improvável no estádio e vira o centro das atenções. O que realmente é: um comercial do Gatorade. A agência Element 79 criou o vídeo em 2008 e conseguiu enganar até mesmo o seu cliente, quando o comercial vazou e começou a ser compartilhado sem aviso. Tudo truque de computador.
O que as pessoas pensam que é: um vídeo amador mostrando um homem que faz um salto perfeito em uma piscina após deslizar por um tobogã. O que realmente é: comercial alemão do Microsoft Office Project. O vídeo foi criado pela Elbkind em 2009. Mas o homem não faz o salto de verdade. É tudo truque de edição e efeitos visuais.
O que as pessoas pensam que é: um acidente durante uma reportagem ao vivo sobre uma nova motocicleta à prova de acidentes. O que realmente é: comercial britânico da Thames Valley Safer Roads Partnership. Criado em 2010 pela ST16, o vídeo simula, com truques gráficos, um acidente entre uma moto e um caminhão.