10 fatos sobre internet e mercado cinematográfico no Brasil
Estudo do Google traz números interessantes sobre o mundo online e o consumo de filmes e cinemas

Guilherme Dearo
Publicado em 12 de maio de 2015 às 17h02.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h43.
São Paulo - Em um país com 120 milhões de pessoas usando a internet - e 74% fazendo uma pesquisa online antes de ir ver um filme no cinema – fica claro que não dá para separar o entretenimento do mundo online. Assim, para a indústria cinematográfica, é essencial conhecer a realidade do cinema na internet para criar novas e melhores estratégias de marketing . Um novo estudo exclusivo do Google Brasil traz números e fatos interessantes sobre esse mercado. Deles, algumas lições preciosas surgem. Por exemplo: mais da metade dos consumidores já fazem essas buscas por filmes pelo smartphone . Ou seja, uma divulgação focada nas plataformas mobile já é um grande acerto. Outra lição: divulgar um novo filme pela internet é tão importante quanto divulgá-lo pela televisão, já que metade das pessoas ouvem falar pela primeira vez de um novo filme na internet (e 46% pela primeira vez na TV). Confira, na galeria de imagens, 10 números sobre essa relação entre mundo online e indústria cinematográfica.

2 /11(Reprodução)
74% das pessoas fazem uma pesquisa na internet antes de ir ao cinema. O volume de pesquisas sempre sobe e cai na mesma proporção que o volume das bilheterias

3 /11(Reprodução)
Apenas 30% das buscas sobre cinema envolvem o nome específico do filme que está sendo lançado.

4 /11(INFO)
75% das pessoas que decidem ir ao cinema não sabem a qual filme assistir. Somente 25% já têm um plano certo e vão ao cinema atrás de um filme específico.

5 /11(Ernesto Ruscio/ Getty Images)
70% das buscas na internet por nomes de filme acontecem nos dias de semana.

6 /11(Divulgação/Disney)
46% dessas buscas acontecem no período da tarde (12h-17h) e 34% à noite (18h-23h).

7 /11(Reprodução)
30% das pesquisas acontecem dias, semanas ou meses antes da ida de fato da pessoa ao cinema.

8 /11(Getty Images)
50% das pessoas ouvem falar pela primeira vez do lançamento de um filme na internet. 46% escutam pela primeira vez na televisão.

9 /11(Divulgação)
Entre outubro e dezembro de 2014, os brasileiros assistiram no YouTube, em trailers de filmes, o equivalente a 234 anos!

10 /11(Getty Images)
Postar um trailer no YouTube é garantia de atenção, já que o site teve 54% mais tempo de visualização (“watch time”) em 2014.

11 /11(Reprodução)
Mais lidas
Mais de Marketing
SXSW 2025: Gerando Falcões aproveita espaço entre empresas e marcas para pautar transformação socialO gosto amargo do fracasso: como a Coca-Cola quase arriscou seu império por um erro estratégicoEntenda o que é Echoverse, o novo conceito de marketing que redefine o mercado como conhecemosFernanda Torres ganha mural gigante em São Paulo em ação da Claro e Max