Exame Logo

Receita alerta sobre novo golpe que envolve doações; veja como se proteger

Golpistas estão se passando por delegados do órgão para tirar dinheiro das vítimas

Receita: Tentativas de golpe utilizando o nome da Receita são comuns (Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Karla Mamona

Editora de Finanças

Publicado em 17 de maio de 2024 às 14h50.

A Receita Federal fez um novo alerta de golpe na praça. A prefeitura de um município paranaense foi alvo de criminosos que se utilizaram do nome da Receita para tentar aplicar um golpe, identificando-se como delegado da Receita Federal de um município próximo à sua região.

O golpista afirmou que a prefeitura estaria apta a receber mercadorias que teriam sido apreendidas pela Receita e seriam doadas ao município. Os criminosos insistiram, porém, que seria necessário realizar um pagamento por meio do Pix para formalizar a liberação .

Veja também

A Receita Federal explica que realiza destinações de produtos que entraram ilegalmente no país para prefeituras, bem como outros órgãos públicos e entidades beneficentes. Porém, o órgão nunca irá realizar uma cobrança como contrapartida para essa destinação.

O que fazer?

A prefeitura foi orientada a registrar boletim de ocorrência para que as autoridades policiais busquem os responsáveis pela fraude. Para não prejudicar as investigações, não será informada a prefeitura que foi vítima da tentativa de golpe nem a quantia exigida pelos fraudadores.

Tentativas de golpe utilizando o nome da Receita Federal são comuns, então vale a pena mencionar algumas dicas para evitar que os criminosos tenham sucesso em suas ações:

Muitas vezes, os fraudadores tentam enganar as pessoas físicas e jurídicas dizendo que há imposto a ser pago, ou que é necessário pagar uma taxa para regularização de cadastros como o CPF, por exemplo.

Essas cobranças dos fraudadores são sempre mediante meios de pagamentos como transferências bancárias, boletos, depósitos ou Pix comuns. Isso é sinônimo de golpe, pois todos os pagamentos eventualmente feitos para a Receita Federal são feitos por Darf, que é o Documento de Arrecadação de Receitas Federais. Um Darf até pode ser pago pelo sistema Pix, mas o sistema deixará bem claro que aquele pagamento se refere a um Darf, não se confundindo com o Pix normal.

Acompanhe tudo sobre:receita-federalImpostosDoaçõesFraudes

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Invest

Mais na Exame