Financeiras pausam financiamento do carro e casa por 60 dias
Assim como os grandes bancos, BV, Omni e Losango também aderiram à medida do Conselho Monetário Nacional
Marília Almeida
Publicado em 26 de março de 2020 às 16h36.
Última atualização em 15 de abril de 2020 às 16h07.
Assim como os grandes, as financeiras também aderiram à determinação do Conselho Monetário Nacional (CMN) e estão renegociando dívidas de clientes por causa da crise provocada pelo coronavírus .
Assim como Santander, Bradesco, Itaú e Caixa, essas instituições financeiras também oferecem a pausa de 60 dias para dívidas, como financiamentos de imóveis e carros.
A taxa de juros inicialmente contratada será mantida e haverá a cobrança proporcional dos juros, considerando a carência solicitada, para o período restante da operação. Não há cobrança de multa ou IOF, e nem encavalamento das parcelas.
A BV afirma que já aderiu à flexibilização da renegociação de compromissos de pessoas afetadas pela crise e ao plano de prorrogação do vencimento de dívidas para os contratos vigentes e em dia por 60 dias.
Os clientes pessoas físicas que estão com contrato em dia podem solicitar a prorrogação das duas próximas parcelas contratadas - limitadas aos valores já utilizados.
As condições valem para todos os produtos de crédito do banco BV, como financiamento de veículos, motos e caminhões; crédito com veículo e imóvel em garantia; crédito pessoal; financiamento para energia solar, saúde e turismo.
Para pedir a prorrogação, os clientes devem entrar em contato nos canais do BV.
Exame Research — 30 dias grátis da melhor análise de investimentos
Já a Losango que faz parte do grupo Bradesco, está atendendo aos pedidos de prorrogação de seus clientes por meio de seus canais de atendimento remotos (Central de Relacionamento, email do Fale Conosco e Chat).
Podem prorrogar o financiamento, por até 60 dias todos os clientes que estiverem em dia com os seus pagamentos.
Em relação ao Bradesco Financiamentos, que opera com CDC Veículos, haverá também uma condição de prorrogação dos vencimentos que estará disponível a partir de segunda-feira (30), período necessário para promover os ajustes no sistema da Financeira.
A Omni também irá oferecer a pausa nos próximos dias. "Para os clientes que têm nos procurado iniciamos um cadastro para, assim que o sistema estiver pronto, possamos entrar em contato e seguir a análise dos pedidos", diz Marcio Luppi, diretor Comercial e de marketing da financeira.
"Nós aderimos à resolução 4782 do Conselho Monetário Nacional. Estamos adequando nossos sistemas para acatar essa negociação com nossos clientes". A financeira afirma que também está entrando em contato com todos os clientes através de canais digitais e físicos, espalhados por todo o Brasil, para entender a situação de cada um.
Por enquanto, a Aymoré Financiamentos, do Santander, não oferece a pausa de 60 dias para clientes que contrataram financiamentos fora da rede de agências.
Procuradas, a Porto Seguro Financiamentos, a Barigui e a Crefisa não confirmaram se vão oferecer a pausa dos financiamentos aos clientes até a publicação dessa matéria.
As últimas notícias da pandemia do novo coronavírus:
- Consumidor pode pedir cancelamento de serviços sem ônus
- Nubank vai pagar compras de iFood e consultas a clientes
- Até 57%: os 100 fundos que mais perderam com a crise do coronavírus
- É autônomo? Como lidar com a perda de renda na pandemia
- FGTS: 36 milhões de trabalhadores podem sacar R$ 998 até o final do mês