Invest

Dia do Trabalho: veja funcionamento dos bancos na segunda-feira

As contas de consumo e carnês com vencimento no dia do feriado poderão ser pagos, sem acréscimo, no dia útil seguinte ao feriado

Feriado: os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário (NurPhoto/Getty Images)

Feriado: os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário (NurPhoto/Getty Images)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 27 de abril de 2023 às 16h02.

A Federação Nacional dos Bancos (Febraban) informou que as agências bancárias não estarão abertas para atendimento presencial ao público no dia 1 de maio, segunda-feira, quando é comemorado o Dia do Trabalho.

A decisão segue a Resolução n.º 4.880, de 23 de dezembro de 2020, do Conselho Monetário Nacional, que não considera dias úteis para fins de operações bancárias feriados de âmbito nacional.

Canais digitais

Como alternativa, os clientes podem usar os canais digitais e remotos dos bancos, como sites e aplicativo, para a realização de transferências e pagamento de contas nos dias em que não houver expediente nas agências.

Contas

As contas de consumo (água, energia, telefone, etc.) e carnês com vencimento no dia do feriado poderão ser pagos, sem acréscimo, no dia útil seguinte ao feriado, ou seja, 2 de maio, terça-feira. Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais.

Caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos.

Boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado).

Acompanhe tudo sobre:ConsumoContasFeriadosBancos

Mais de Invest

Dólar hoje: opera em alta nesta quinta-feira, 28

"Pacote fiscal não é ambicioso e nem alinhado com o cenário econômico atual", diz Goldman Sachs

Veja lista de doenças que perdem direito à isenção de IR para quem ganha mais de R$ 20 mil

Black Friday ou 'Black Fraude'? 5 formas de descobrir se um desconto é real