Conta que rende 210% do CDI: é pegadinha? Vale a pena aplicar?
Bancos digitais atraem clientes com rendimento acima da média. Mas quanto, de fato, recebem pela aplicação?
Marília Almeida
Publicado em 4 de fevereiro de 2021 às 06h00.
Última atualização em 1 de abril de 2021 às 13h58.
Nem na Black Friday de 2020 as instituições financeiras ofereceram um rendimento tão grande em CDBs e outras aplicações: na época, o maior rendimento oferecido foi de 162%. Agora, as carteiras digitais PicPay e PagBank vêm chamando a atenção de investidores ao oferecer rendimento até 210% do CDI, muito acima da média oferecida por bancos menores, de 120% do CDI. Para obter a rentabilidade, basta deixar dinheiro na conta ou dar um aceite na aplicação.
Mas, afinal, é pegadinha? Em partes, diz o professor Cristiano Corrêa, professor de finanças do Ibmec. "O PagBank e o PicPay precisam ganhar algo. Como pode pagar 200% sendo que ganham apenas 100%? Não tem segredo. Toda vez que vemos uma aplicação fora da curva é porque alguma coisa tem, geralmente um risco maior."
O PagSeguro PagBank está pagando 200% do CDI por um CDB emitido pela própria empresa de serviços financeiros, com liquidez diária e sem carência. Nesse caso, a aplicação, por ser um CDB, tem garantia doFundo Garantidor de Crédito (FGC). Questionada, a empresa não informa qual o prazo de vencimento do título, nem para o que está captando o título com esse prêmio de risco.
Conheça as vantagens de se investir em CDB com o material da Exame!
No PicPay, o rendimento de 210% do CDI é automático na conta para clientes que tenham a partir de qualquer saldo depositado na carteira digital, no valor de até 250 mil reais. Como instituição de pagamentos, o PicPay é obrigado a manter todo o saldo dos clientes investidos em títulos públicos federais ou recolhidos no Banco Central. Essa legislação dispensa a necessidade do FGC, segundo a empresa. Para garantir o rendimento mais alto, a aplicação é complementada com recursos próprios da empresa.
Rendimento pífio
O fato é que o rendimento, em ambos o casos, para quem tem pouco dinheiro em conta, será pífio, especialmente no caso do PicPay, no qual o alto rendimento se extingue junto com o final da promoção, que é válida até o fim deste mês. Afinal, o CDI, hoje, rende apenas 0,16% por mês, e a operação, no caso do PicPay, é de curtíssimo prazo.
Segundo simulação feita por Corrêa, se alguém deixar 1 mil reais aplicado. durante um mês, e retirar o valor, incidirá sobre o rendimento a tabela regressiva do Imposto de Renda. Nesse período a alíquota é de 22,5%. Ou seja, liquido do imposto, o rendimento de 210% do CDI sobre o valor será de apenas 2,68 reais (renderia 1,07 real a 100% do CDI). Se o vencimento for em três meses, o rendimento será de 8,06 reais.
Pensando na regra máxima definida pela carteira digital, que proporciona o rendimento para quem tem até 250 mil na conta, nesse caso, em um mês é possível ganhar 669,69 reais. Ou seja, esse será o rendimento máximo.
Caso o dinheiro fique aplicado por menos de 30 dias há ainda a cobrança da tabela regressiva do IOF. O tributo pode pode chegar a 96% do valor do rendimento, caso a quantia fique apenas um dia aplicada. O rendimento de um CDB só será maior no caso de aplicações de mais 720 dias. E se a aplicação for composta por títulos públicos, incide da mesma forma.
O CDB de alto rendimento do PagBank é tratado como uma aplicação, e não como rendimento automático da conta. A regra de rendimento automático na conta do PagBank é de 100% do CDI sobre o saldo de até 1 mil reais e 5% sobre o saldo acima de 1 mil reais, desde que não seja utilizado por um mês. Então, para atingir o rendimento de 200% do CDI, é preciso concordar com a aplicação em separado no CDB.