O objetivo do cancelamento é "oferecer suporte ao mercado de títulos públicos, assegurando seu bom funcionamento e o de mercados correlatos”, afirmou o Tesouro em nota. (Rafael Henrique/SOPA Images/LightRocket/Getty Images)
Redação Exame
Publicado em 18 de dezembro de 2024 às 07h04.
Última atualização em 18 de dezembro de 2024 às 15h11.
O Tesouro Nacional anunciou o cancelamento do leilão tradicional de títulos públicos que estava previsto para quinta-feira, 19. Em substituição, ocorrerá um certame de compra e venda de papéis já emitidos.
O objetivo da ação, segundo anúncio feito na noite da última terça, 17, é oferecer suporte ao mercado de títulos públicos para assegurar seu bom funcionamento e o de mercados correlatos.
Outros três leilões de compra e venda de títulos serão realizados na quarta, quinta e sexta. As condições das ofertas serão divulgadas no dia realização, no site do órgão.
Essa é primeira vez desde maio de 2020 que o Tesouro Nacional cancela um leilão tradicional de títulos públicos. Outros cancelamentos ocorreram em momentos como a greve nacional de caminhoneiros e o “Joesley Day”, como é conhecido o dia da divulgação da delação premiada de Joesley Batista, em 2017.