Agência de notícias
Publicado em 17 de fevereiro de 2025 às 06h45.
Última atualização em 17 de fevereiro de 2025 às 06h47.
O presidente chinês, Xi Jinping, realizou nesta segunda-feira, 17, uma reunião com líderes empresariais, entre eles Jack Ma, o midiático cofundador do gigante do comércio eletrônico Alibaba, informou a mídia estatal.
Um vídeo divulgado pela emissora estatal CCTV mostrou Jack Ma de pé, aplaudindo, quando Xi entrou no recinto do Grande Salão do Povo, em Pequim.
Outros participantes incluíram os fundadores da Huawei, Ren Zhengfei; e da gigante de veículos elétricos BYD, Wang Chuanfu.
Desde que chegou ao poder, há mais de uma década, Xi tem buscado fortalecer as empresas estatais chinesas e alertado contra a expansão "desordenada" do setor privado.
Na semana passada, no entanto, surgiram notícias de que o líder chinês se reuniria com figuras do setor privado, em um momento em que o país enfrenta uma desaceleração econômica, agravada pela crise imobiliária, o baixo nível de consumo e o elevado desemprego entre os jovens.
As imagens da CCTV mostraram Xi, Ren e Wang conversando durante o encontro, mas, inicialmente, não foram divulgados áudios ou detalhes escritos sobre o que foi discutido.
Ma, ex-professor de inglês, fundou a Alibaba em 1999 e a transformou em uma das empresas privadas mais reconhecidas e dominantes da China.
Ele já teve uma presença pública de alto perfil, mas nos últimos anos reduziu sua exposição, especialmente depois que as autoridades cancelaram, em 2020, a oferta pública inicial da Ant Group, uma subsidiária da Alibaba. A decisão ocorreu após um discurso de Ma em que criticava os reguladores chineses.
Ma não ocupa mais um cargo executivo na Alibaba, mas acredita-se que ainda seja um dos principais acionistas da empresa, cujo valor de mercado subiu mais de 40% neste ano.