Petrobras (PETR4), Prio (PRIO3), 3R (RRRP3) e PetroRecôncavo (RECV3) disparam no Ibovespa hoje
Ações acompanham desempenho da commodity - que avança no mercado internacional em meio às tensões geopolíticas
Repórter de Invest
Publicado em 18 de outubro de 2023 às 12h28.
Última atualização em 18 de outubro de 2023 às 17h47.
As petroleiras foram o destaque positivo do Ibovespa desta quarta-feira, 18. As ações ordinárias e preferenciais da Petrobras (PETR3;PETR4) lideraram as altas, subindo mais 2%. Em seguida vem as privadas: 3R (RRRP3), Prio (PRIO3) e PetroRecôncavo (RECV3).
No fechamento de hoje, as cotações das empresas no Ibovespa ficaram em:
- Petrobras ( PETR3 ): +2,34%
- Petrobras ( PETR4 ): +2,26%
- Prio ( PRIO3 ): +0,80%
- 3R ( RRRP3 ): +2,11%
- PetroRecôncavo (RECV3): +0,60%
Guerra Israel-Hamas e o petróleo
O motivo para a alta das companhias não é uma novidade para os investidores: o petróleo está em disparada nos mercados internacionais. Nesta quarta, a cotação do barril do Brent subiu 1,78%, cotado a US$ 91,50. O WTI também ficou em alta, avançando 1,92%, a US$ 88,32 o barril.
A matéria-prima é afetada pelas tensões geopolíticas no Oriente Médio. A guerra entre Israel e o Hamas não parece ter um fim próximo, com pessoas sendo vitimadas nos dois lados do conflito. Na última terça, 16, um novo capítulo sangrento deixou o mundo em perplexidade.
Um hospital na Faixa de Gaza foi bombardeado e deixou pelo menos 500 pessoas mortas, incluindo crianças. Inicialmente, autoridades israelenses afirmaram não saber se o ataque havia partido deles, mas depois negaram e passaram a atribuir à Jihad Islâmica. A Autoridade Palestina, por outro lado, acusa Israel pelo bombardeio.
Em meio às incertezas, os investidores temem que o Irã adentre o conflito, em defesa dos palestinos. O ministro das Relações Exteriores do país, Hossein Amir-Abdollahian, apelou por um boicote total e imediato a Israel, incluindo um embargo de petróleo.
Com a tensão atingindo as máximas, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, chegou nesta manhã a Israel na tentativa de apaziguar o conflito. O republicano tinha encontros marcados com autoridades da Palestina, Egito e Jordânia, mas todos cancelaram após o bombardeio de ontem.