Jerome Powell, presidente do Fed (Yuri Gripas/Reuters)
Redação Exame
Publicado em 14 de maio de 2023 às 12h00.
Última atualização em 15 de maio de 2023 às 06h43.
Investidores iniciarão esta semana atentos a possíveis alterações nas expectativas de inflação da boletim Focus, após o Índice de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA) de abril ter saído acima do esperado na sexta-feira, 12.
Também há grande expectativa para os últimos resultados da temporada de balanços do primeiro trimestre, que praticamente se encerra nesta segunda-feira, 15. Entre os mais aguardados, estão os números do Banco do Brasil, Magazine Luiza, que estão previsto para após o término do pregão. Ainda na manhãm, Azul e BB Seguridade apresentam seus respectivos balanços.
No exterior, a espera será pelos dados de atividade econômica da China e Estados Unidos, que sairão na terça-feira, 16, mesmo dia em que será divulgada a Pesquisa Mensal de Serviços, do IBGE, no Brasil.
Na quarta, o mercado internacional irá repercutir os números revisados do Índice de Preço ao Consumidor (IPC) da Zona do Euro de abril. A prévia do IPC, divulgada no início do mês, foi de alta de 7% na comparação anual e de 0,7% frente ao mês anterior.
Já na sexta-feira, 19, as atenções estarão com o presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, que irá discursar às 12h (de Brasília) Thomas Laubach Research Conference, em Washington. O palco será dividido com Ben Bernanke, ex-presidente do Fed.
O discurso de Powell será o primeiro após dados do IPC de abril, que confirmou o décimo mês de desinflação dos Estados Unidos. Os números, divulgados na semana passada, alimentaram as expectativas de fim do ciclo de alta de juros.
Segunda-feira, 15
Terça-feira, 16
Quarta-feira, 17
Quinta-feira, 18
Sexta-feira, 19
Segunda-feira, 15