Invest

Ministério Público pede ao TCU apuração sobre possível 'omissão' da CVM no caso Americanas

Varejista está em batalha judicial com os bancos credores

CVM: A suspeita é de "omissão" da autarquia em finalizar o "suposto esquema de fraude ocorrido na empresa" (CVM/Divulgação)

CVM: A suspeita é de "omissão" da autarquia em finalizar o "suposto esquema de fraude ocorrido na empresa" (CVM/Divulgação)

AO

Agência O Globo

Publicado em 17 de janeiro de 2023 às 17h46.

O Ministério Público de Contas junto ao Tribunal de Contas da União (MPTCU) solicitou nesta terça-feira que o tribunal apure possível falha da atuação da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) no caso do rombo bilionário das Americanas. A suspeita é de "omissão" da autarquia em finalizar o "suposto esquema de fraude ocorrido na empresa".

A representação foi encaminhada ao Tribunal de Contas pelo subprocurador-geral Lucas Rocha Furtado. Na última quarta-feira, o ex-presidente da Americana, Sergio Rial, anunciou "inconsistências contábeis" de R$ 20 bilhões no balanço da varejista. O caso levou a Americanas a uma batalha judicial com os bancos credores.

“Em se confirmando suposta falha de atuação ou inobservância aos deveres de cuidado e acompanhamento diante de indevida omissão da CVM, adote medidas visando sanar eventuais irregularidades, sem prejuízo de imputação de responsabilidade aos agentes envolvidos”, diz o subprocurador na representação.

O CVM foi procurado para comentar este pedido, mas não retornou aos questionamentos do GLOBO até o momento.

Acompanhe tudo sobre:AmericanasCVMMinistério Público

Mais de Invest

Bolsa Família 2025: governo divulga calendário para o próximo ano; veja as datas

Fundador do Telegram anuncia lucro líquido pela primeira vez em 2024

Banco Central fará leilão à vista de até US$ 3 bi na quinta-feira

Marcopolo avança na eletrificação com aquisição de participação em empresa chilena