Exame Logo

Locamerica surpreende com gestão de dívidas após IPO

Empresa utilizou os recursos da oferta de ações para melhorar o perfil da dívida

Locamerica estreia na bolsa (Divulgação)
DR

Da Redação

Publicado em 2 de outubro de 2012 às 16h32.

São Paulo – A Locamerica ( LCAM3 ) concluiu o processo de otimização da sua dívida seis meses após captar 293 milhões de reais em abril deste ano, sendo 163,6 milhões para o caixa da empresa, em sua oferta inicial de ações ( IPO , na sigla em inglês). A locadora de veículos com foco em gestão de frotas conseguiu alongar a dívida de 1,7 anos para 4,7 anos e reduzir o spread de 5,5% para atuais 3,3%, mostra um comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários ( CVM ).

“A estratégia de alongamento da dívida, com a liberação de garantias e redução do spread foi alcançada em 5 meses após o IPO, antecipando o processo de otimização da dívida em cerca de 15 meses, melhorando significativamente a posição competitiva da empresa”, afirma o diretor financeiro e de relações com investidores, Joel Kos, em uma nota. A empresa contratou novos recursos no valor de 400 milhões de reais, melhorando as condições das dívidas de 410 milhões de reais anteriores.

Veja também

“Uma situação financeira mais saudável pode permitir que a Locamerica reduza o custo de seu endividamento, o que deve apresentar um impacto positivo sobre o crescimento e sobre os retornos”, explicam as analistas do Itaú BBA, Renata Faber e Thais Cascello. Segundo elas, isso permite à empresa manter os preços estáveis aumentando os retornos, ou manter os retornos reduzindo os preços, “o que ajudaria a acelerar o crescimento”, ressaltam.

Frota

O Itaú BBA ressalta que a empresa implementou uma estratégia para reduzir o percentual da frota de veículos usada como garantia da dívida e espera que a participação caia de 68% (em março de 2012) para 36% ao final do ano. “A companhia pode obter um segundo aumento na sua classificação, tendo em vista que o seu risco foi reduzido”, apostam as analistas, que têm uma recomendação de desempenho acima da média do mercado, com um preço-alvo de 13 reais. O valor corresponde a um potencial de valorização de 57% na comparação com o fechamento de segunda-feira.

A agência de classificação de risco Fitch elevou o rating da empresa em maio e já citava a estratégia da Locamerica de reduzir a alavancagem. A Fitch afirma que a empresa se destaca no mercado brasileiro, sendo a segunda maior de locação de frotas do país, o que possibilita um bom ganho de escala.

Acompanhe tudo sobre:Análises fundamentalistasB3bolsas-de-valoresDebênturesLocamericaMercado financeiro

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mercados

Mais na Exame