Fed: banco central americano toma decisão de juros na próxima quarta-feira, 26 (Samuel Corum / Bloomberg/Getty Images)
Agência de notícias
Publicado em 18 de julho de 2023 às 12h19.
Os investidores nos Estados Unidos aguardam ansiosos pela próxima decisão de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central americano). A expectativa dos é que o Fed retome o ciclo de altas na reunião da próxima semana. Um aumento de 0,25 ponto percentual (p.p.) já está totalmente precificado nas negociações desta terça-feira, 18, o que não acontecia desde o início de junho.
A taxa de juros implícita para um contrato de swap atrelado à decisão do Fed em 26 de julho subiu para 5,33%, 0,25 ponto acima do nível efetivo de 5,08% da taxa básica de juros na maioria dos dias desde 4 de maio.
As apostas sobre onde a taxa de referência overnight dos EUA atingirá o pico foram reduzidas à medida que aumentam os sinais de desaceleração da inflação. Mas, nos últimos dias, várias autoridades fizeram comentários favoráveis a juros mais altos ("hawkish") em preparação para a próxima reunião.
A presidente do Fed de São Francisco, Mary Daly, disse na semana passada que é muito cedo para as autoridades dizerem que fizeram o suficiente para restaurar a estabilidade de preços. Já o governador do Fed, Christopher Waller, afirmou que mais duas altas de juros podem ser necessárias este ano para reduzir a inflação até a meta.
Embora o Fed tenha deixado as taxas inalteradas na última reunião em junho – interrompendo uma série de 10 altas – as previsões trimestrais das autoridades mostraram uma expectativa mediana de outros dois aumentos de 0,25 ponto percentual neste ano.
Em sua última decisão, o Fed manteve a taxa de juro inalterada pela primeira vez após dez elevações consecutivas – a taxa permanece no intervalo entre 5,00% e 5,25%.
Veja também