Entenda por que small caps de emergentes são novo alvo de estrangeiros
O índice MSCI Emerging Markets Small Cap acumula alta de 18% este ano e supera o indicador mais amplo em 17 pontos percentuais
Bloomberg
Publicado em 12 de novembro de 2021 às 09h51.
Em mercados emergentes, empresas de grande capitalização são vistas como uma aposta de 2020. Mas um indicador de companhias com menor valor de mercado, as chamadas small caps, subiu para uma máxima relativa de cinco anos esta semana, na contramão da tendência de pares desenvolvidos.
O índice MSCI Emerging Markets Small Cap acumula alta de 18% este ano e supera o indicador mais amplo em 17 pontos percentuais, com a aposta de investidores em ações mais expostas à recuperação pós-pandemia. Em mercados desenvolvidos, ações de empresas de baixa capitalização mostram pouca variação frente ao mercado mais amplo este ano e registram desempenho mais fraco desde março.
Ações baratas e preferência por setores mais sensíveis aos ciclos econômicos explicam por que investidores em mercados emergentes decidiram apostar em small caps, de acordo com Manishi Raychaudhuri, chefe de pesquisa de renda variável para Ásia Pacífico do BNP Paribas.
“Os cíclicos - principalmente commodities - têm liderado em grande parte o aumento das projeções de lucro desde o início de 2021”, disse Raychaudhuri. “No início de 2021, o índice small cap de mercados emergentes estava significativamente mais barato do que o MSCI Emerging Markets, e ainda permanece mais barato.”
Mas o melhor desempenho das small caps de mercados emergentes deve se desacelerar no médio prazo, disse Raychaudhuri.
“Durante a fase inicial de normalização da política monetária do Federal Reserve, ações de mercados emergentes geralmente apresentam desempenho mais fraco”, disse, e papéis de small caps de beta alto tendem a ficar aquém das companhias de grande capitalização, segundo Raychaudhuri.