Mercados

EXAME acompanha abertura de mercado com o Touro de Ouro

No dia seguinte à divulgação do balanço de grandes empresas, Pablo Spyer conversa com a editora de mercados e com o analista chefe da EXAME Research

Touro de Ouro: Spyer criou o Touro de Ouro despretensiosamente em outubro de 2019, publicando vídeos curtos no começo e no final do dia sobre os eventos mais importantes a afetar o mercado financeiro (Arte/Exame)

Touro de Ouro: Spyer criou o Touro de Ouro despretensiosamente em outubro de 2019, publicando vídeos curtos no começo e no final do dia sobre os eventos mais importantes a afetar o mercado financeiro (Arte/Exame)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de outubro de 2020 às 13h25.

Última atualização em 29 de outubro de 2020 às 12h12.

“Touro”, “Urso”. Uma conversa com esses termos pode parecer dizer respeito a um passeio no zoológico ou a um safári na África, mas ela pode se tratar apenas do mercado financeiro. As expressões bear market e bull market (referência a "urso" e "touro" em inglês, respectivamente) são alusões aos símbolos do mercado em alta ou em baixa.

Essa é a origem do nome do Touro de Ouro, que também atende pelo nome de Pablo Spyer, influenciador que tem conquistado fãs de todas as idades, e é cada vez mais conhecido por gente interessada em investir melhor seu dinheiro. Através de vídeos curtos postados em suas redes sociais de manhã e ao final do dia, falando rápido para uma câmera nervosa, Pablo Spyer explica quais são as principais notícias que estão afetando o mercado financeiro de uma maneira fácil e acessível.

É exatamente sobre isso que ele falará, em uma entrevista ao vivo com a editora de mercados da EXAME, Denyse Godoy, e com o analista-chefe de renda variável da EXAME Research, Bruno Lima. Nesta quinta-feira, 29, Spyer vai acompanhar a abertura do pregão da B3 discutindo com a jornalista e o analista as perspectivas para as empresas e o mercado brasileiro, após a divulgação, hoje, dos balanços de gigantes como o banco Bradesco, a mineradora Vale e a petroleira Petrobras.

A divulgação de balanços das grandes companhias de capital aberto têm grande influência na performance do mercado financeiro. A entrevista ao vivo acontece na quinta-feira, 29, pela manhã e pode ser acompanhada pelo canal do YouTube da EXAME.

Spyer criou o Touro de Ouro despretensiosamente em outubro de 2019, publicando vídeos curtos no começo e no final do dia sobre os acontecimentos que mais impactavam o mercado financeiro. A câmera nervosa e a fala rápida foram uma dica de seu pai, o jornalista Marcos Wilson, criador do Aqui Agora, telejornal popularesco que fez sucesso na década de 1990 no SBT.

Um ano depois, o Touro de Ouro conquistou uma legião de fãs de todas as idades. Costuma receber gravações de crianças gritando o bordão “Vai, Tourinhooooooooooo!”, é citado em cursos de finanças como referência de didática e simplicidade na educação financeira, e já foi até homenageado na letra de um rap criado por um espectador assíduo.

O touro é símbolo da bolsa de valores em alta porque, quando ataca, o animal joga sua vítima para cima com os chifres. Já o urso, símbolo do mercado em baixa, bate na vítima de cima para baixo. Spyer escolheu a escultura dourada como grande personagem dos vídeos porque também o lembra do símbolo da universidade em que se formou, a Florida International University: uma pantera dourada.

yt thumbnail
Acompanhe tudo sobre:AçõesBalançosbolsas-de-valoresBradescoeducacao-financeiraMercado financeiroPetrobrasVale

Mais de Mercados

DiDi registra lucro de 1,7 bilhão de yuans no 3º trimestre de 2024

Novo patamar: até onde vai a disparada do dólar contra o real?

Real foi oitava moeda que mais se desvalorizou frente ao dólar em 2024, diz Austin Rating

Pacote fiscal terá um impacto total de R$ 46 bilhões em dois anos, estima BTG Pactual