Bancos, Vale e Petro ganham R$ 300 bi de valor com estrangeiros e rotação
Bolsa registra a maior entrada de capital externo do ano em novembro; resultado parcial aponta para saldo líquido de 30 bilhões de reais
Guilherme Guilherme
Publicado em 27 de novembro de 2020 às 18h41.
Última atualização em 28 de novembro de 2020 às 00h29.
Os avanços da vacina contra o coronavírus e as eleições americanas destravaram o maior rali do Ibovespa desde o fim de 2019, com o Ibovespa chegando à quarta semana de alta consecutiva. Nesse período, a bolsa brasileira teve a maior entrada de recursos estrangeiros do ano.
De acordo com dados da B3, investidores internacionais compraram em ações locais 30 bilhões de reais a mais do que venderam entre o início de novembro até o último dia 25. E o valor total das compras já chega a 300 bilhões de reais.
Embora tudo isso tenha sido positivo para o mercado de forma geral, foram as blue chips que, em termos nominais, saíram vencedoras desse processo. São as grandes empresas da bolsa. Juntos, a Vale (VALE3) , a Petrobras (PETR3) e os quatro maiores bancos de varejo (Itaú Unibanco, Bradesco, Banco do Brasil e Santander) aumentaram seu valor de mercado em cerca de 307 bilhões de reais.
Mais afetada pelos efeitos da pandemia no seu início, quando o consumo de petróleo no mundo despencou e levou o preço da commodity para patamares inimagináveis, a Petrobras foi a empresa que mais cresceu em valor de mercado no período, aumentado em 92,5 bilhões de reais.
Sozinha, a companhia foi responsável por mais de um sétimo de todo o aumento de valor de mercado da bolsa entre o início de novembro até o último dia 26, quando o montante total adicional estava em 621 bilhões de reais.
Na sequência, a Vale foi a segunda empresa que mais aumentou seu valor de mercado, que cresceu em 84,7 bilhões de reais. Itaú (ITUB3) , Bradesco (BBDC3) , Santander (SANB11) e Banco do Brasil (BBSA3) , juntos, cresceram 130,1 bilhões de reais em valor de mercado.
“O fluxo estrangeiro está aumentando e puxando as blue chips, que têm mais peso na carteira do Ibovespa. Até por isso o índice tende a continuar em alta”, comenta Marcio Loréga, analista da Ativa Investimentos.
“O Ibovespa sobe quando essas ações de Petrobras, Vale e bancos sobem. E por que subiram? Porque os setores de commodities e de bancos, que estavam sofrendo bastante, também subiram nos Estados Unidos”, afirma André Machado, fundador do projeto Os 10%.
Além dessas, outras blue chips, como a Ambev (ABEV3) e a B3 (B3SA3), apresentaram ganhos acentuados, aumentando seus valores de mercado em 35,2 bilhões de reais e 12,3 bilhões de reais, respectivamente.
Em contrapartida, ações que vinham se destacando em meio ao cenário de pandemia foram as que mais sofreram. Beneficiada pelas maiores vendas de e-commerce, a Magazine Luiza (MGLU3) foi a empresa que mais caiu em valor de mercado na bolsa, perdendo 2,5 bilhões de reais, ainda que o momento tenha sido positivo com a Black Friday.
Prejudicada pela rotação de posições na bolsa, a empresa de tecnologia Locaweb (LWSA3) , que estreou na bolsa neste ano, perdeu 164,9 milhões de reais em valor de mercado.