Atento, da Bain Capital, busca avaliação de US$1,6 bi em IPO
Empresa espera que sua oferta pública inicial de ações seja precificada entre 19 e 22 dólares por ação, avaliando a companhia em até 1,6 bilhão de dólares
Da Redação
Publicado em 12 de setembro de 2014 às 09h03.
São Paulo - A operadora espanhola de call centers Atento , controlada pela empresa de private equity Bain Capital Partners, disse esperar que sua oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) seja precificada entre 19 e 22 dólares por ação, avaliando a companhia em até 1,6 bilhão de dólares.
No teto da faixa de preço esperada, o IPO provavelmente captará cerca de 321,8 milhões de dólares. A Bain Capital comprou a Atento da Telefónica, maior operadora de telecomunicações da Europa em receita, em 2012, por cerca de 1 bilhão de euros (1,3 bilhão de dólares), incluindo dívidas.
Na oferta de cerca de 14,6 milhões de ações, a Atento vai oferecer 4,1 milhões de ações e a acionista Atalaya venderá o restante. A participação da Bain Capital na Atento vai cair para 75,3 por cento ante 98,2 por cento se os subscritores exercerem totalmente suas opções.
A Atento, que opera suporte técnico, back offices e outros tipos de suporte, tem cerca de 153 mil funcionários, com cerca da metade deles no Brasil. A companhia foi formada em 1999 como uma cisão do negócio de call center da Telefónica na Espanha, Peru e Chile.
O prejuízo da Atento atribuível a acionistas cresceu para 24,3 milhões de dólares nos seis meses encerrados em junho ante 23,1 milhões de dólares no ano anterior. A receita caiu cerca de 1,2 por cento para 1,15 bilhão de dólares.