Ações da Amazon caem com possível demissão de 10 mil funcionários
Reportagem do New York Times afirmou que empresa planeja começar as demissões ainda nesta semana
Beatriz Quesada
Publicado em 14 de novembro de 2022 às 14h40.
Última atualização em 14 de novembro de 2022 às 19h09.
As ações da Amazon recuaram mais de 2% na bolsa americana Nasdaq após reportagem do New York Times afirmar que a empresa pretende fazer um corte no quadro de funcionários. Os BDRs da empresa negociados no Brasil também fecharam em queda.
- Amazon (AMZN) - Nasdaq: - 2,28%
- Amazon (AMZ034) - BDR: - 1,23%
A quantidade exata de baixas ainda não é exata, mas seriam em torno de 10 mil demitidos, segundo a reportagem. O montante representa 3% dos funcionários da Amazon nos Estados Unidos e menos de 1% da força global da empresa, que tem mais de 1,5 milhão de funcionários.
Os cortes devem se concentrar na divisão de dispositivos da Amazon, incluindo a assistente de voz Alexa, assim como o segmento de varejo e recursos humanos, diz a reportagem.
Caso as demissões se confirmem, a Amazon passará a integrar a tendência de cortes em gigantes da tecnologia. Elon Musk reduziu pela metade o número de funcionários do Twitter após adquirir a rede social. Já a Meta, controladora do Facebook, anunciou na semana passada a demissão de 11 mil funcionários – cerca de 13% de sua força de trabalho.
As demissões no setor de tecnologia americano aceleraram diante de menores gastos do consumidor, inflação alta e um dólar forte que reduz as vendas no exterior.
Leia também: Demissões no setor tech se aproximam de níveis da pandemia de covid