Invest

e-CAC: Como usar? Guia completo

e-CAC é uma plataforma da Receita Federal que o usuário pode usar para resolver suas demandas fiscais

 (Getty/Getty Images)

(Getty/Getty Images)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 16 de dezembro de 2022 às 15h56.

Última atualização em 14 de junho de 2023 às 18h52.

e-CAC é uma plataforma da Receita Federal que o usuário pode usar para resolver suas demandas fiscais, dando praticidade no dia a dia.

No entanto, muitas pessoas ainda não entendem sua funcionalidade e sua importância para demandas do dia a dia, como, por exemplo, quem teve algum tipo de problema na sua declaração de imposto de renda. Leia abaixo para saber mais.

O que é e-CAC?

e-CAC é o nome de um Centro de Atendimento que a Receita Federal lançou no ano de 2005. Essa é uma plataforma online em que o usuário pode buscar informações e serviços fiscais de maneira prática e rápida.

Por isso, é muito importante entender o que é e-CAC e seu funcionamento – afinal, isso pode ajudar a resolver demandas fiscais mais rapidamente.

Isso é válido especialmente para aqueles que estão começando a investir, mesmo com pouco dinheiro, pois muitos iniciantes acabam cometendo erros na hora de declarar seus investimentos.

Ou seja: dessa forma, o investidor pode resolver seus problemas sem a necessidade de comparecer em uma agência física da Receita Federal ou de ligar através de seus telefonemas de contato.

A segurança do e-CAC é garantida pela Receita Federal, que toma uma série de medidas visando proteger os dados do contribuinte e de manter seu ambiente de navegação seguro. 

Essa plataforma digital está disponível tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas, facilitando o dia a dia pessoal e profissional.

Quando foi criado o e-CAC?

O e-CAC, Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte, foi criado em 2005 pela Receita Federal do Brasil. Seu intuito era contribuir para agilizar e simplificar os processos de atendimento ao contribuinte, oferecendo maior comodidade e praticidade. 

Quem pode usar o e-CAC?

O e-CAC pode ser utilizado por pessoas físicas e jurídicas que possuam cadastro no sistema da Receita Federal do Brasil.

Sendo assim, contribuintes que possuam CPF ou CNPJ válido e regularizado podem acessar o e-CAC para realizar diversas operações.

Por exemplo: consultar informações fiscais, emitir certidões negativas, enviar declarações, parcelar débitos, entre outros serviços relacionados às suas obrigações tributárias.

Vale notar, ainda, que o acesso ao e-CAC é seguro e requer a utilização de certificado digital ou cadastro prévio para obter um código de acesso, garantindo a autenticidade e proteção das informações pessoais. 

Quais são os serviços do e-CAC?

Os serviços do e-CAC são diversos, permitindo resoluções práticas para questões que surjam com a Receita Federal:

  • Fazer Cadastro Específico no INSS e consultá-lo;
  • Consultar a situação fiscal;
  • Emitir certidões e demonstrativos, como imposto de renda e Dívida Ativa da União
  • Realizar e consultar pedidos de restituição e compensação;
  • Fazer serviços relativos ao Simples nacional;
  • Organizar procurações;
  • Pagar e parcelar eventuais impostos e dívidas.

Ou seja: o investidor precisa ficar de olho no uso do e-CAC, uma vez que é possível corrigir dados da declaração de um ativo de renda variável, por exemplo.

Donos de empresas também se beneficiam de tal serviço online, uma vez que podem gerir suas empresas de maneira mais prática e rápida.

Como acessar o e-CAC?

Para entender como acessar o e-CAC, é simples: basta ter acesso à internet e alguns minutos disponíveis para fazer o cadastro e utilizar os serviços digitais da plataforma.

Em primeiro lugar, basta entrar na página de login do portal e-CAC e, em seguida, clicar na opção para obter um código de acesso. É preciso definir se o código será para pessoa física ou para pessoa jurídica. 

Em seguida, basta adicionar os números do CPF (no caso de pessoa física) ou de CNPJ (no caso de pessoa jurídica), além de outros dados cadastrais.

Depois de adicionados os dados, é importante adicionar outras informações, dessa vez de natureza fiscal: o número de recibo do Imposto de Renda Pessoa Física referente aos últimos dois anos de exercício. 

Por fim, o usuário deve adicionar uma senha e clicar para gerar o código. Esse código, válido por tempo limitado, deve ser usado na página de acesso do e-CAC e, junto com o CPF/CNPJ e a senha, dão acesso à plataforma.

Apesar de exigir alguns passos, não demora muito e pode ser feito facilmente. Isso dá mais praticidade ao investidor que precisa verificar as informações a respeito dos seus investimentos em ações na bolsa de valores, por exemplo.

Como acessar o e-CAC pelo celular?

Para acessar o e-CAC pelo celular, é necessário baixar o aplicativo "Meu Imposto de Renda" disponível nas lojas de aplicativos (Android e iOS). Após o download, é preciso realizar o cadastro e utilizar o aplicativo para acessar os serviços disponíveis no e-CAC de forma segura e conveniente. 

Como usar o e-CAC?

No site do e-CAC, existem diversas categorias de serviço. Isso faz com que o usuário possa se encontrar facilmente e selecionar com facilidade as demandas que necessita.

Além disso, há uma barra de pesquisas na parte superior da tela, fazendo com que seja possível buscar a opção desejada através dos termos que o usuário digitar.

Há, ainda, uma seleção dos serviços mais buscados pelos usuários, o que facilita que a pessoa que está utilizando o site possa achar facilmente os serviços que mais costumam ser requisitados quando se usa a plataforma.

Cada serviço tem os seus passos necessários, e basta ir na página do serviço específico para conferir quais os passos que se deve tomar para resolver as demandas fiscais necessárias. 

Isso faz com que o uso seja muito simples para todos, desde uma pessoa física querendo simples documentos até o CEO de uma grande empresa que precisa resolver demandas mais complexas.

Principais erros ao acessar o e-CAC

Alguns erros no e-CAC podem ocorrer devido a motivos diversos. Veja abaixo os principais problemas e saiba como resolvê-los rapidamente.

O site não carrega corretamente

Houve um problema específico na versão 58 do Google Chrome, em que o site não carregava devidamente as informações. Por isso, uma solução para este problema é baixar uma versão mais recente do navegador da Google ou optar por outros navegadores, como Mozilla Firefox, Microsoft Edge e outros.

Seções do site não aparecem por completo

Em algumas versões antigas de navegadores, algumas seções do site não costumam carregar totalmente. Por isso, vale a pena atualizar o navegador e sempre optar por aqueles mais utilizados, como Microsoft Edge, Mozilla Firefox e Google Chrome. Além disso, vale a pena verificar se a conexão com a internet está estável, pois esta pode estar lenta, prejudicando assim o acesso às funções do site.

Não consigo usar minha senha

Muitos usuários acabam se esquecendo de suas senhas. Por isso, se esse for o problema em questão, é preciso realizar o procedimento de recuperação de senha, cuja opção pode ser escolhida na própria página do site do e-CAC.

Não consigo gerar meu código de acesso

Para conseguir gerar o código de acesso, é preciso de dados como CPF (ou CNPJ, para pessoa jurídica) e informações fiscais, como o código da declaração do Imposto de Renda nos dois anos anteriores.

Por isso, é fundamental que o investidor deixe sempre os arquivos com comprovante do IR salvos para conseguir usá-los quando necessário. Para preencher o Imposto de Renda mais facilmente, muitas corretoras e distribuidoras de valores já dão os valores detalhados das operações, o que facilita o preenchimento pelo investidor.

Quais as vantagens do e-CAC?

O portal e-CAC oferece diversas vantagens aos contribuintes. Primeiramente, ele permite o acesso a uma ampla gama de serviços e informações fiscais de forma online, proporcionando conveniência e agilidade.

Além disso, é possível realizar transações a qualquer hora, evitando deslocamentos e filas em unidades físicas.

O e-CAC também disponibiliza ferramentas para facilitar o cumprimento das obrigações fiscais, como a emissão de guias de pagamento e a possibilidade de parcelamento de débitos, e verificar a restituição do Imposto de Renda.

Por fim, outra vantagem é a maior segurança no acesso às informações, com a utilização de certificado digital ou código de acesso, garantindo a proteção dos dados pessoais.

Como declarar o Imposto de Renda 2023 pelo e-CAC? 

Para declarar o Imposto de Renda pelo e-cac da receita federal , é preciso, primeiramente, acessar acesse o e-CAC utilizando o certificado digital ou código de acesso.

Em seguida Na página inicial, deve-se selecionar a opção "Meu Imposto de Renda" ou "Serviços para o Cidadão" e depois  a opção "Declaração de Ajuste Anual".

Depois, é preciso selecionar o ano-calendário correspondente à declaração do Imposto de Renda que deseja fazer. Preencha os campos solicitados com as informações exigidas, como rendimentos, despesas, investimentos, entre outros.

Após preencher todas as informações, revise a declaração e, se estiver tudo correto, envie-a por meio do próprio sistema. Por fim, aguarde a confirmação do envio e, se necessário, faça o pagamento do imposto devido ou aguarde a restituição, caso tenha direito.

Como cadastrar procuração no ECAC? 

Para cadastrar uma procuração no e-CAC, é necessário acessar o sistema utilizando certificado digital ou código de acesso.

Dentro do portal, localize a opção "Procurações" ou "Serviços para o Cidadão". Em seguida, escolha "Cadastrar Procuração" e preencha as informações solicitadas, como os dados do procurador e a finalidade da procuração.

Selecione os serviços que o procurador terá acesso e salve as informações. Se necessário, imprima e assine o Termo de Procuração e envie pelos Correios ou entregue pessoalmente em uma unidade da Receita Federal.

Como acessar o ECAC com certificado digital? 

Para acessar o e-CAC com certificado digital, é necessário possuir um certificado digital válido e instalado em seu dispositivo.

Acesse o site oficial da Receita Federal e clique na opção "Acesso com Certificado Digital". Selecione o certificado correto quando solicitado pelo navegador.

Em seguida, você será direcionado à página inicial do e-CAC, onde poderá utilizar os serviços disponíveis. Vale lembrar que muitos investimentos isentos de imposto de renda requerem que o investidor faça a declaração.

O certificado digital garante a autenticidade das informações e proporciona um nível adicional de segurança ao acesso às funcionalidades do e-CAC. 

Você ainda tem dúvidas sobre o e-CAC e seu funcionamento? Leia nossos outros artigos para saber mais:

Como resgatar caderneta de poupança antiga?
O que é sindicato e como ele funciona?
Como consultar o PIS pelo CPF?

Acompanhe tudo sobre:Guia de Investimentos

Mais de Invest

Consumidores têm até 30 de novembro para negociar dívidas bancárias em Mutirão

Inteligência artificial pode auxiliar você nos seus investimentos; veja como

TD Garantia permite usar títulos do Tesouro Direto como garantia de aluguel e empréstimo

Funcionário esconde R$ 750 milhões em despesas e provoca crise em gigante do varejo