Inteligência Artificial

WhatsApp recebe Meta AI no Brasil após resolução de problemas com a ANPD

Liberação ocorre após controvérsia sobre uso de dados e já está disponível em outros quatro países

André Lopes
André Lopes

Repórter

Publicado em 9 de outubro de 2024 às 14h07.

Última atualização em 18 de outubro de 2024 às 11h58.

O WhatsApp dos brasileiros agora conta com acesso facilitado à inteligência artificial (IA) da Meta, que é capaz de responder perguntas, cumprir tarefas e até desenhar imagens. A empresa anunciou nesta quarta-feira, 9, a chegada da suíte Meta AI ao aplicativo de mensagens, além de expandir a ferramenta para o Instagram, Facebook e Messenger.

Meta AI no WhatsApp: um guia completo para usar a ferramenta no seu dia a dia

A IA está acessível por meio de um ícone no formato de um disco azul e roxo, que inicia uma conversa direta com a Meta AI. As interações ocorrem em linguagem natural e em português, um recurso já disponível em outras regiões, mas que não havia sido liberado no Brasil devido a questões envolvendo a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).

O CEO da Meta, Mark Zuckerberg, destacou durante o evento Meta Connect de setembro que a ferramenta já conta com 500 milhões de usuários mensais. A Meta AI opera utilizando tanto o modelo LLaMA, da própria empresa, quanto outros modelos fechados.

A liberação para os usuários brasileiros será gradual e acontecerá tanto em dispositivos Android quanto no iPhone (iOS), além das versões desktop das redes sociais. Junto com o Brasil, a Meta AI está sendo expandida para Bolívia, Guatemala, Paraguai e Reino Unido.

A liberação da Meta AI no Brasil foi adiada após a descoberta de que a empresa estava utilizando posts públicos dos usuários para treinar sua inteligência artificial. A prática gerou uma forte reação da ANPD e de outras entidades de defesa do consumidor.

A Meta precisou ajustar sua comunicação, se comprometendo a avisar os usuários sobre a coleta de dados. Agora, um formulário de recusa está mais visível nos aplicativos, e os usuários também foram notificados por e-mail sobre o uso de suas informações no treinamento da IA.

Funções e marca d'água

A Meta AI promete ajudar os usuários em tarefas diversas, com funcionalidades semelhantes às de ferramentas como o ChatGPT e o Microsoft Copilot, que também já estão presentes no WhatsApp. Entre as funções mais destacadas estão:

- Indicar destinos de viagem
- Recomendar restaurantes com opções veganas
- Criar testes de múltipla escolha
- Gerar referências estéticas para decoração
- Sugerir vegetais para uma horta
- Criar e compartilhar imagens a partir de comandos de texto

As ilustrações geradas pela IA são marcadas com uma marca d'água visível no canto inferior esquerdo, informando que o conteúdo foi criado por uma ferramenta automatizada. Além disso, a Meta implementou uma marca d'água digital nos arquivos finais, semelhante ao que a Samsung adotou em suas IAs para o Galaxy S24.

Acompanhe tudo sobre:MetaAppsInteligência artificial

Mais de Inteligência Artificial

Um Japão só para a IA: em 5 anos, uso de energia em data centers vai superar o de países inteiros

Opera apresenta IA para navegador que navega por conta própria

'Estamos na 4ª guerra dos navegadores de internet', afirma Krystian Kolondra, VP da norueguesa Opera

Microsoft desiste de plano de US$ 1 bilhão para construir data centers em Ohio