Inteligência Artificial

Reddit anuncia parceria de conteúdo com a OpenAI e ações sobem 15%

CEO da OpenAI, Sam Altman, que detém uma participação acionária no Reddit, não participou dessa negociação

Luiz Anversa
Luiz Anversa

Repórter colaborador

Publicado em 17 de maio de 2024 às 07h05.

A OpenAI e o Reddit anunciaram uma nova parceria na quinta-feira, em um movimento que trará o conteúdo da plataforma de mídia social para o ChatGPT. O acordo ajudará o Reddit a diversificar ainda mais seus fluxos de receita.

"A OpenAI trará conteúdo aprimorado do Reddit para o ChatGPT e novos produtos, ajudando os usuários a descobrir e se envolver com as comunidades do Reddit", disseram as empresas em comunicado conjunto.

A notícia fez com que as ações do Reddit subissem 15% após o fechamento do mercado.

A OpenAI também terá acesso à API de dados do Reddit, o que permitirá que as ferramentas de IA da empresa "entendam melhor e apresentem o conteúdo do Reddit, especialmente sobre tópicos recentes", de acordo com o comunicado.

O Reddit, por sua vez, ganhará um novo parceiro de publicidade na OpenAI. O valor do acordo não foi divulgado, segundo o Business Insider.

O CEO da OpenAI, Sam Altman, que detém uma participação acionária de cerca de 10% no Reddit, não participou dessa negociação, segundo a empresa. Altman, que já declarou não ter ações da empresa que criou o ChatGPT, teve um bom lucro no início deste ano quando o Reddit anunciou a abertura de seu capital.

A relação do ChatGPT com grupos de mídia

A OpenAI fechou uma série de acordos com veículos de mídia neste ano, incluindo o Financial Times, a Associated Press, a Axel Springer, o Le Monde e a Prisa Media. Esses acordos dão à startup sediada em São Francisco acesso a materiais que, por sua vez, podem ser usado para desenvolver e executar tecnologia de IA generativa capaz de criar textos, imagens e códigos a partir de solicitações humanas.

Outras empresas, porém, foram à Justiça contra a OpenAI.

Segundo o Financial Times, o New York Times e outros editores processaram a OpenAI e a Microsoft pela coleta de seus artigos. Em dezembro, o NYT entrou com uma ação judicial pedindo indenização de bilhões de dólares às duas empresas por "lucrarem com a violação maciça de direitos autorais, exploração comercial e apropriação indevida da propriedade intelectual do The Times". A OpenAI alegou que o processo é "sem mérito".

No mês passado, oito jornais regionais dos EUA, incluindo o New York Daily News e o Chicago Tribune, também processaram as empresas por violação de direitos autorais.

Acompanhe tudo sobre:OpenAIChatGPTInteligência artificial

Mais de Inteligência Artificial

IA generativa recorre a livros para crescer

Amazon investe mais US$ 4 bilhões na startup de IA Anthropic

Amado pelos designers, CEO do Figma acredita que futuro dos produtos digitais passa pela IA

Google DeepMind é um sucesso e uma tragédia ao mesmo tempo, diz executiva da empresa