Faculdade Exame

Mindset: entenda o conceito e como programar sua mente para uma mentalidade de crescimento

A maneira como você encara os fatos diz muito não apenas sobre você, mas também sobre a sua capacidade de gerar resultados. Saiba mais

A maneira como você encara os fatos diz muito não apenas sobre você, mas também sobre a sua capacidade de gerar resultados.  (marrio31/iStockphoto)

A maneira como você encara os fatos diz muito não apenas sobre você, mas também sobre a sua capacidade de gerar resultados. (marrio31/iStockphoto)

Faculdade EXAME
Faculdade EXAME

Faculdade EXAME

Publicado em 29 de agosto de 2024 às 16h42.

Você se considera uma pessoa otimista ou pessimista? Qual a sua reação diante de situações adversas no dia a dia? A maneira como você encara os fatos diz muito não apenas sobre você, mas também sobre a sua capacidade de gerar resultados. É por isso que o mindset de crescimento (growth mindset) tem sido tão valorizado no mercado de trabalho.

Você conhece essa habilidade? Continue a leitura desse texto e entenda o que é,como identificar e desenvolver uma mentalidade de crescimento.

Leia também: Soft skills e hard skills: quais as habilidades mais requisitadas pelos recrutadores?

O que é mindset

Mindset, em tradução literal, significa mentalidade. Ou seja, um conjunto de crenças que moldam quem somos, além de influenciar nossas percepções sobre o mundo e maneira como pensamos, sentimos e nos comportamos. 

O conceito de mindset foi criado por Carol Dweck, uma das maiores especialistas em psicologia social e em psicologia do desenvolvimento. Em sua teoria, ela mostra que a mentalidade é formada a partir das experiências, crenças e valores de cada indivíduo. 

No contexto corporativo, para a psicóloga, o sucesso profissional não está ligado somente às habilidades técnicas ou comportamentais, mas também à maneira como encaramos a vida. Neste sentido, ela separa o mindset em dois tipos: o fixo e o de crescimento.

Mindset fixo

Crenças limitantes, pouca flexibilidade e valorização exacerbada de talentos natos são características desse tipo de mentalidade. Pessoas com o mindset fixo acreditam que os indivíduos já nascem com inteligência e capacidades específicas e imutáveis, e que elas são suficientes para alcançarem o sucesso.

Elas desacreditam que o ser humano pode desenvolver ou aprender novas habilidades e tendem a considerar o esforço como algo ruim. Por causa desse tipo de pensamento, podem passar a imagem de “acomodadas”, uma vez que, devido à dificuldade de lidar com mudanças, não embarcam em novos desafios, mantendo-se sempre em sua zona de conforto.

Mindset de crescimento

A mentalidade de crescimento é um instrumento de mudança que profissionais de sucesso precisam desenvolver. Esse tipo de mentalidade valoriza o desenvolvimento humano e acredita que, embora as pessoas não nasçam com um determinado talento ou habilidade, elas podem aprender ao longo da vida.

Profissionais com este tipo de pensamento tendem a ser mais valorizados, porque estão sempre dispostos a aprender e a encarar desafios, mantendo a positividade durante a busca por soluções.

Leia também: Adaptabilidade: entenda o que é e a importância dessa habilidade para os profissionais do futuro

Como desenvolver o mindset de crescimento

Para a autora, os mindsets estão diretamente relacionados com a disposição para a aprendizagem e, por isso, podem e devem ser modelados ao longo da vida. Separamos sete dicas de como desenvolver mindset de crescimento. São elas:

  1. Encare desafios como oportunidades de aprendizagem;
  2. Escolha aprender bem ao invés de aprender rápido;
  3. Respeite o seu progresso;
  4. Veja os erros como parte da jornada;
  5. Esteja aberto a feedbacks;
  6. Saiba que um resultado não te define;
  7. Encare o reconhecimento como consequência.

Em um mundo em constante transformação, é necessário entender e se apropriar nas ferramentas que podem transformar possíveis ameaças em impulso para o crescimento profissional

Leia mais: Mentoria de carreira: o que é, quais os benefícios e como ela pode alavancar a sua vida profissional

É possível reprogramar a mente

Pesquisas recentes mostram que por meio da neuroplasticidade — a capacidade do cérebro mudar a si mesmo ao longo das nossas vidas — somos capazes de causar mudanças profundas em nossos cérebros.

Neste sentido, é possível mudar a nossa percepção sobre o mundo e sobre nós. O pontapé inicial para essa transformação é encontrar o que realmente valorizamos em nós e praticar afirmações positivas.

Depois disso, é importante buscar fontes de inspiração alinhadas aos nossos propósitos e definir as novas crenças e comportamentos que desejamos adotar. Buscar por práticas de mindfulness, meditação e informação pode te ajudar a encurtar esse processo. 

Acompanhe tudo sobre:Faculdade EXAMEsoft skills

Mais de Faculdade Exame

OPINIÃO: o que o setor de tecnologia pode esperar do novo governo Trump?

Sozinhos, dados não convencem

Conheça o bot no GPT que pode ajudar sua empresa a tomar decisões melhores

O que são aquisições hostis e o que elas significam para o mercado?