SEC foi derrotada no processo sobre um ETF de bitcoin da Grayscale (Reprodução/Reprodução)
Redação Exame
Publicado em 31 de agosto de 2023 às 16h47.
A derrota da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA, a SEC, em um processo contra a Grayscale animou investidores e fez muitos apostarem em uma aprovação iminente de um ETF de preço à vista de bitcoin. Entretanto, o banco alemão Berenberg fez um alerta sobre o tema na última quarta-feira, 30.
Na visão da instituição, o regulador tende a buscar novos argumentos para recusar os pedidos sem repetir a posição tomada ao rejeitar a solicitação da Grayscale de converter seu fundo em um ETF. Com isso, seria possível rejeitar os pedidos sem usar a justificativa refutada pela Justiça do país.
O Berenberg acredita que a vitória da Grayscale aumenta a chance de uma aprovação de um dos diversos pedidos para lançamento de ETF de bitcoin no país. Entretanto, a liberação ainda não é uma certeza. E os analistas do banco apontaram um possível fator de risco.
Em relatório, eles afirmaram que a corretora de criptomoedas Coinbase, a empresa escolhida nos pedidos para fornecer os dados que garantirão o acompanhamento de preço da criptomoeda pelos fundos, pode se tornar uma "peça-chave" na construção de novos argumentos da SEC para rejeitar os pedidos.
Atualmente, a exchange enfrenta um processo aberto pela SEC. O regulador acusa a corretora de ter ofertado ilegalmente diversas criptomoedas que foram classificadas pela autarquia como valores mobiliários. Mesmo assim, a Coinbase é regulada e possui ações listadas na bolsa dos EUA.
O banco ressaltou ainda que "a aprovação de um ETF seria positiva para o bitcoin", o que tenderia também a beneficiar companhias do mercado cripto que possuem ações nas bolsas dos Estados Unidos, caso da própria Coinbase e da MicroStrategy, uma das principais detentoras do ativo.
Como exemplo, o Berenberg destacou que, logo após a notícia sobre a derrota judicial da SEC, as ações das duas empresas dispararam na bolsa de Nasdaq. O papel da Coinbase valorizou 14,8% na última terça-feira, 29, enquanto o da MicroStrategy subiu 10,8%.
O Berenberg lembrou ainda que a decisão judicial não obriga a aprovação do pedido pela Grayscale, e apenas obriga a SEC a revisar a solicitação. Com isso, o regulador precisará criar novos argumentos para rejeitá-la, ou então aprová-la. Além disso, a SEC ainda pode recorrer da decisão.
Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube | Telegram | Tik Tok