Gary Gensler tem sido um dos principais críticos do mercado de criptomoedas (Coindesk/GettyImages/Getty Images)
Redação Exame
Publicado em 15 de dezembro de 2023 às 12h09.
Gary Gensler, atual presidente da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC), afirmou na última quinta-feira, 15, que o regulador ganhou um "novo olhar" sobre os pedidos de lançamento de fundos negociados em bolsa (ETFs) de preço à vista de bitcoin após sofrer reveses em diferentes processos judiciais.
"No passado, negamos vários desses pedidos, mas os tribunais aqui no Distrito de Columbia [capital dos Estados Unidos] opinaram sobre isso. Então estamos com um novo olhar baseado nessas decisões da Justiça", explicou o regulador em entrevista à CNBC.
Apesar de não ter citado explicitamente, Gensler se referiu a uma derrota da SEC em agosto deste ano, quando a Corte do Distrito de Columbia aceitou um recurso submetido pela empresa Grayscale e obrigou a SEC a revisar sua decisão em relação ao pedido da companhia para converter seu fundo de bitcoin para um ETF de preço à vista do ativo.
O processo foi aberto pela Grayscale em junho de 2022, logo depois da SEC negar a solicitação da empresa para converter o seu fundo, o Grayscale Bitcoin Trust, em um ETF. Desde então, a empresa trava um embate judicial com o regulador para tentar refutar os argumentos usados pela SEC.
Apesar dos reveses, Gensler manteve na entrevista à CNBC sua posição crítica em relação ao mercado de criptomoedas, criticando a falta de regras para o setor: "Tem havido muita fraude e maus atores no mundo cripto. Há muito descumprimento, não apenas com as leis de valores mobiliários, mas com outras leis relacionadas ao combate à lavagem de dinheiro e à proteção do público contra maus atores".
Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube | Telegram | Tik Tok