Presidente do Federal Reserve criticou mercado de criptomoedas (envato/Reprodução)
Redação Exame
Publicado em 8 de março de 2023 às 14h14.
Jerome Powell, presidente do Federal Reserve, afirmou na terça-feira, 7, que o mercado de criptomoedas "está uma bagunça", defendendo uma regulação do setor após casos de fraudes, falências e o que ele considera ser uma mistura de turbulências, falta de transparência e "riscos significativos" para os investidores.
Questionado sobre o assunto durante uma audiência no Congresso dos Estados Unidos, Powell defendeu que o banco central do país tem sido ativo em relação ao setor. "O que vemos é muita turbulência. Vemos fraudes, vemos falta de transparência, vemos riscos, muitas coisas assim", disse.
Ele revelou ainda que a autarquia aconselhou as empresas norte-americanas a tomar cuidado ao se envolver com criptomoedas. Para ele, é preciso equilibrar uma regulação com a inovação que o setor traz, mas que o papel de regular o mercado deveria ficar com o Congresso.
"Não queremos que a regulação sufoque a inovação de uma forma que apenas favoreça os titulares. Mas, como todo mundo, estamos observando o que está acontecendo no mercado de criptomoedas", comentou o presidente do Federal Reserve.
Apesar das críticas ao setor, Powell também disse que há um potencial espaço para as stablecoins - criptoativos pareados a outro ativo - no mercado financeiro, desde que elas sejam "devidamente reguladas". Ele acredita que a paridade faz com que os investidores acreditem que as stablecoins já seguem regulações para os ativos que acompanham, o que não é o caso.
“As pessoas vão presumir, quando lidam com algo que se parece com um fundo do mercado, que esse algo tem o mesmo regulamento que o fundo ou que um depósito bancário e, portanto, as stablecoins precisam de alguma atenção nesse sentido”, explicou Powell.
Durante a audiência no Congresso, Powell também foi questionado sobre os próximos passos do ciclo atual de alta de juros para combater a inflação nos Estados Unidos. O presidente do Fed disse que a autarquia ainda pretende realizar novos aumentos já que a inflação ainda dá sinais de resistência, e não descartou elevações mais significativas se forem necessárias. O posicionamento repercutiu mal no mercado de criptomoedas, afetando os preços.
Além disso, os órgãos reguladores do mercado financeiro dos Estados Unidos intensificaram nas últimas semanas as ações contra empresas do setor cripto. As principais medidas até o momento foram tomadas pela Comissão de Valores Mobiliários do país, a SEC, que já levou ao fim da oferta de um serviço de staking e da emissão de uma stablecoin.
Aproveite todas as possibilidades do mundo crypto. A Mynt ajuda você a explorar o melhor do mercado com segurança e diversidade de criptomoedas. Clique aqui para abrir sua conta.
Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube | Telegram | TikTok