Future of Money

Nobel de Economia, Paul Krugman diz que bitcoin é "economicamente inútil"

Conhecido por criticar a criptomoeda, economista falou sobre elogios recentes de Donald Trump ao ativo

Paul Krugman é conhecido por criticar o bitcoin (Jerome Favre/Bloomberg)

Paul Krugman é conhecido por criticar o bitcoin (Jerome Favre/Bloomberg)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 1 de agosto de 2024 às 14h05.

O Nobel de Economia Paul Krugman, conhecido por ser um dos principais críticos do bitcoin, voltou nesta semana a compartilhar sua visão negativa sobre a criptomoeda. E, dessa vez, o economista também falou sobre os recentes elogios de Donald Trump ao ativo digital.

Em um artigo publicado no jornal New York Times, Krugman criticou tanto Trump quanto seu candidato a vice-presidente dos Estados Unidos, J.D. Vance, que foi classificado pelo economista como um "avatar dos paranoicos 'caras de tecnologia' [tech bros, em inglês] do Vale do Silício".

Krugman afirma que esse grupo compartilha um "amor pelas criptomoedas", e então criticou a classe de ativos: "A verdade é que o bitcoin, que foi introduzido há 15 anos, uma era no mundo da tecnologia, permanece economicamente inútil. Algumas exceções à sua inutilidade são a lavagem de dinheiro e a extorsão".

O economista disse ainda que está cético em relação ao recente movimento de aproximação de Donald Trump com o mercado de criptomoedas ao longo de 2024, lembrando que o próprio ex-presidente fez, no passado, comentários críticos a essa classe de ativos.

Ele avaliou ainda que a proposta recente de Trump de usar o bitcoin como uma reserva do governo dos Estados Unidos é "um resgate governamental para uma indústria assolada por escândalos e destruidora de valor e do ambiente".

Ao longo dos anos, Krugman já compartilhou diversas críticas duras contra as criptomoedas e o bitcoin especificamente. Ele acredita que o setor é um grande "esquema de pirâmide", que a classe de ativos "não tem sentido" e que seria um "desperdício".

  • Uma nova era da economia digital está acontecendo bem diante dos seus olhos. Não perca tempo nem fique para trás: abra sua conta na Mynt e invista com o apoio de especialistas e com curadoria dos melhores criptoativos para você investir.  

Os primeiros comentários do Nobel de Economia sobre o ativo foram feitos em 2013, mas ele seguiu publicando artigos sobre o tema até 2022. Apesar das críticas de Krugman, o bitcoin valorizou significativamente desde então e tem tido uma adoção institucional crescente, contrastando com a visão do economista.

Também nesta semana, o CEO da Goldman Sachs afirmou que o bitcoin ainda é um ativo especulativo, mas possui potencial para ser "uma reserva de valor legítima". Já o CEO da BlackRock reconheceu que errou no passado ao criticar ao bitcoin e reconheceu o valor que a criptomoeda possui atualmente.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube Telegram | TikTok

Acompanhe tudo sobre:Paul KrugmanBitcoinCriptomoedasCriptoativosDonald Trump

Mais de Future of Money

A disparada do bitcoin, regulação cripto ao redor do mundo e as perspectivas para 2025

Mulheres nas finanças e na tecnologia: paridade de gênero não pode esperar até 2155

Shaquille O'Neal vai pagar R$ 63 milhões para encerrar processo sobre NFTs

Coreia do Norte é acusada de roubar US$ 1 bilhão em ether com ataque hacker