Maior fundo de cripto do mundo tem desconto de quase 50% em relação ao bitcoin
Relacionado à empresa afetada por colapso da FTX, GBTC tem desconto significativo em relação ao preço do bitcoin, alimentando clima de incerteza entre investidores
Cointelegraph Brasil
Publicado em 21 de novembro de 2022 às 14h17.
O maior meio de investimento institucional em bitcoin está sob suspeita após começar a ser negociado com um desconto recorde.
O Grayscale Bitcoin Trust (GBTC) é a mais recente entidade da indústria do bitcoin a sentir o peso do desastre sobre a extinta exchange FTX.
Coinbase alega confiança no GBTC
Com contágio e temores de uma queda ainda maior nos preços do bitcoin e altcoins, as dúvidas estão afetando até mesmo os nomes mais conhecidos — e confiáveis — da indústria de criptomoedas.
Nos últimos dias, foi a vez do GBTC, o fundo de investimento em bitcoin, em meio a problemas mostrados por uma empresa de criptomoedas relacionada, a Genesis Trading.
Como o Cointelegraph relatou, a holding Digital Currency Group (DCG), bem como a gestora Grayscale, rapidamente procuraram tranquilizar os investidores e o mercado de que seu principal produto estava financeiramente saudável.
Isso não pareceu suficiente para acalmar os nervos, levando a mais declarações públicas envolvendo ter fé no DCG e no GBTC.
Entre eles estava a Coinbase Institutional, o braço de investimento institucional da exchange Coinbase.
“Nada é mais importante do que garantir que os ativos de nossos clientes estejam seguros”, publicou a empresa no Twitter em 17 de novembro.
“Com 10 anos de experiência construindo uma solução de custódia segura e que segue os padrões, a Coinbase Institutional se orgulha em fornecer serviços de armazenamento offline com nosso custodiante qualificado.”
A imagem do GBTC já está em xeque há algum tempo. Desde 2021, ele é negociado com desconto em relação ao preço à vista do bitcoin, um desconto que agora se aproxima de 50%.
Em meio à falta de demanda, a especulação aumentou em razão dos rumores de que a Grayscale pode acabar sendo comprada caso a Genesis Trading entre em colapso.
Essa mudança de tática pode ter implicações para o GBTC, já que a Grayscale teoricamente continua com a intenção de convertê-lo em um fundo negociado em bolsa (ETF).
“Embora este seja um momento difícil para muitos no mercado cripto, estou profundamente otimista sobre o futuro desta indústria, os negócios da Grayscale e a oportunidade para os investidores”, tweetou o CEO da Grayscale, Michael Sonnenshein, em 19 de novembro.
Lepard: "Eu estou comprando mais" cotas de GBTC
O consenso sobre a potencial venda do GBTC, avaliado em US$ 10,5 bilhões, continua fraco.
“A Genesis pode falir, mas acho que as chances de o fundo GBTC ser liquidado são altamente improváveis, dada a vaca leiteira que tem sido”, reagiu Lyle Pratt, criador da plataforma de mensagens Vida Global.
“É mais provável que alguém como a Fidelity compre e o mantenha em funcionamento.”
O desconto acentuado após a saga da FTX, entretanto, tornou o GBTC uma “compra” um tanto irônica para nomes como ARK Invest e Lawrence Lepard, gerente de investimentos da Equity Management Associates.
“Muitas perguntas e mensagens. Minha visão sobre a Grayscale e alerta de spoiler sobre o GBTC: eu o possuo”, ele começou uma série de publicações no Twitter no fim de semana.
“Eu tenho comprado mais. Ainda é menos de 5% da minha carteira de bitcoin, caso eu esteja errado. Autocustódia é obrigatória, e é a maior prioridade.”
Sobre o quão ruim o contágio pode ser para o DCG e sua família de empresas, Leopard, no entanto, reconheceu que “é impossível saber em qual grau de problema eles estão”.]
Ele continuou analisando as consequências caso ocorra o pior cenário: falência.
O JEITO FÁCIL E SEGURO DE INVESTIR EM CRYPTO. Na Mynt você negocia em poucos cliques e com a segurança de uma empresa BTG Pactual. Compre as maiores cryptos do mundo em minutos direto pelo app. Clique aqui para abrir sua conta gratuita.
Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube | Telegram | Tik Tok