Repórter do Future of Money
Publicado em 18 de fevereiro de 2025 às 15h56.
Última atualização em 18 de fevereiro de 2025 às 16h06.
Um homem ainda não identificado foi detido nos Estados Unidos no último sábado, 15, depois de invadir o famoso letreiro de Hollywood. Em uma conta no X, antigo Twitter, o responsável pela ação disse que tudo era parte de um plano para divulgar uma criptomoeda meme, mas o tiro pode ter saído pela culatra.
De acordo com o site NBC Los Angeles, a identidade do homem não foi divulgado pelas autoridades, mas a pessoa chegou a ser detida. Ele teria subido no letreiro, na letra D, segurando uma bandeira branca com um texto cujo conteúdo ainda não foi identificado.
A ação foi divulgada pelo próprio homem, que divulgou uma foto na conta do X do projeto Vigilante. A criptomoeda meme foi lançada no mesmo dia da invasão e é divulgado como um projeto para promover a descentralização e a liberdade financeira no mercado cripto.
Antes do caso, os responsáveis pelo projeto já haviam divulgado que fariam uma "grande ação" para divulgar o token, sem dar mais detalhes. A ideia, aparentemente, era fazer algo que chamasse a atenção da mídia e na internet como uma forma de divulgar o projeto para um público amplo.
Os resultados, porém, não foram os esperados. Conforme a invasão foi divulgada nas redes sociais, a criptomoeda chegou a disparar e atingir uma capitalização de mercado de US$ 3,85 milhões, um valor pequeno na comparação com projetos mais conhecidos e sólidos do mundo cripto.
Mas, em poucas horas, o ativo registrou uma queda de mais de 69%. No momento, a sua capitalização é inferior a US$ 1 milhão. A forte desvalorização após a alta gerou especulações sobre um possível golpe envolvendo o ativo, em especial o chamado rug pull.
Nele, criadores de uma criptomoeda investem pesadamente na sua divulgação para atrair investidores e valorizar o preço do ativo. Entretanto, eles acumulam a maior parte das unidades do token e, então, vendem-nas para realizar lucros. No processo, o preço despenca, deixando investidores no prejuízo.
Até o momento, porém, investigações indicam que o projeto não é um golpe. Os criadores do token possuem cerca de 15% das unidades e não as venderam, impossibilitando a prática de rug pull. Por isso, a explicação mais provável é que a venda tenha ocorrido como parte de um movimento especulativo de investidores.
Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | X | YouTube | Telegram | TikTok