Binance enfrenta processos nos EUA e no Brasil por reguladores (Reprodução/Unsplash)
Redação Exame
Publicado em 2 de agosto de 2023 às 17h39.
O Departamento de Justiça do governo dos Estados Unidos está estudando a possibilidade de abrir um processo contra a corretora de criptomoedas Binance por fraude. A informação foi divulgada pelo site Semafor, que citou conversas com pessoas envolvidas no assunto.
De acordo com a publicação, as autoridades estariam no momento avaliando alternativas para o processo, como multas ou acordos, para evitar possíveis efeitos negativos do processo. O maior temor é que a ação desencadeie uma corrida de saques semelhante à que levou à falência da FTX.
Em dezembro, a Reuters informou que o Departamento de Justiça dos EUA estaria investigando a Binance e o seu CEO, Changpeng Zhao, por possíveis violações da lei contra lavagem de dinheiro do país. Naquela época, também foi reportado que as autoridades estariam em dúvida sobre processar ou não a empresa.
Até o momento, ainda não foram divulgados detalhes sobre o possível caso de fraude. Ao mesmo tempo, a corretora de criptomoedas já enfrenta uma série de processos abertos por outras autoridades norte-americanas ao longo deste ano, com diferentes acusações.
No Brasil, a corretora de criptomoedas também enfrenta problemas jurídicos. Atualmente, ela negocia um termo de compromisso com a Comissão de Valores Mobiliários enquanto enfrenta um processo semelhante ao dos EUA, com acusação de ter ofertado ilegalmente contratos futuros de bitcoin.
Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube | Telegram | Tik Tok