Future of Money

"Foi plano que deu errado, não golpe", diz empresário ligado a criptomoeda promovida por Milei

Em entrevista, Hayden Davis admitiu que criadores do projeto venderam unidades da criptomoeda, mas nega golpe de rug pull

João Pedro Malar
João Pedro Malar

Repórter do Future of Money

Publicado em 17 de fevereiro de 2025 às 12h03.

Tudo sobreJavier Milei
Saiba mais

Quando a criptomoeda meme Libra despencou mais de 95% após disparar com a divulgação do presidente da Argentina Javier Milei, investidores e especialistas afirmaram que o caso se tratava de um clássico episódio de rug pull. Entretanto, os envolvidos no projeto negam, alegando que a queda foi apenas um erro de planejamento.

Ao menos é isso que afirma o empresário Hayden Davis. Inicialmente apontado como um dos fundadores da Libra, Davis disse em uma entrevista no YouTube que é, na verdade, apenas um "promotor" e conselheiro da iniciativa, ajudando no lançamento e estruturação do projeto.

Quando foi questionado sobre a forte queda da criptomoeda, Davis negou que o caso era um rug pull e disse que os responsáveis pelo projeto optaram por realizar um "sniping". O termo do mercado cripto se refere a uma prática de proteção de um ativo contra especuladores.

O sniping costuma ser realizado quando um grupo de grandes investidores compra muitas unidades de um token e planeja vendê-las de uma vez, realizando lucros significativos e fazendo o valor do ativo despencar. Nesses casos, o sniping busca deixar esses investidores no prejuízo.

A prática envolve a aquisição de muitas unidades da criptomoeda que, então, são vendidas de uma vez, fazendo o preço do ativo cair e espantando os especuladores. Davis admitiu que a quantidade de unidades vendidas pode ter sido excessiva, com uma queda maior que o esperado, mas negou que o objetivo dos criadores foi lucrar e aplicar um golpe.

O empresário afirmou que, no momento, os responsáveis pela Libra contam com US$ 100 milhões obtidos pela ação, e que a intenção é injetar esses fundos novamente no projeto, com aquisições para fazer o valor do ativo subir novamente.

Entretanto, as alegações de Davis apresentam algumas inconsistências. A principal é que ele atribuiu a queda da criptomoeda à decisão de Javier Milei de apagar o post divulgando o ativo. Porém, o post foi deletado horas depois da queda da criptomoeda, não antes, e portanto não poderia ter desencadeado a perda.

Para Davis, a Libra "não foi um golpe, foi um plano que acabou dando miseravelmente errado, com US$ 100 milhões agora em uma conta em que eu sou o custodiante. Eu adoraria ter alguma orientação sobre o que fazer com isso, eu não quero ser um inimigo público". Enquanto isso, o próprio governo da Argentina já anunciou que vai investigar o caso para apurar possíveis crimes.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | X | YouTube Telegram | TikTok

Acompanhe tudo sobre:Javier MileiCriptomoedasCriptoativos

Mais de Future of Money

Rug pull: o que é o golpe que atingiu criptomoeda promovida por Javier Milei?

Criptomoedas hoje: bitcoin tem pressão de venda e pode entrar em “canal de baixa”

Blockchain no mundo corporativo: essa revolução é inevitável?

Blockchain, IA e NFTs: o tripé tecnológico que está redefinindo a arquitetura do e-commerce