Ex-presidente da SEC diz que aprovação de ETF de bitcoin é "inevitável"
Jay Clayton, que liderou o regulador entre 2017 e 2020, destacou solicitações de grandes gestoras para lançar ETFs
Redação Exame
Publicado em 5 de setembro de 2023 às 10h00.
Jay Clayton, que foi presidente da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos ( SEC ) entre 2017 e 2020, afirmou na semana passada que a aprovação de um fundo negociado em bolsa (ETF) de preço à vista de bitcoin pelo regulador é "inevitável", considerando desdobramentos recentes.
Clayton falou sobre o tema em uma entrevista no canal CNBC. Ele explicou que atribui a alta probabilidade de aprovação ao apoio institucional ao ativo gerado pelos pedidos de grandes gestoras, como a BlackRock, a Fidelity e a Ark Invest. Ele citou também a derrota da SEC em um processo movido pela Grayscale .
- JPMorgan: SEC precisará aprovar ETFs de bitcoin para evitar "passar vergonha"
- SEC sofre derrota em processo sobre ETF de bitcoin da Grayscale e criptomoedas disparam
- Bitcoin dispara após derrota da SEC em processo e expectativas sobre Twitter
- SEC ainda pode ter argumentos para rejeitar ETFs de bitcoin, alerta banco
- SEC adia decisões sobre pedidos de ETFs de bitcoin e desanima mercado
- Gestora de R$ 3 trilhões diz que derrota da SEC viabiliza ETF de bitcoin
O processo foi aberto pela Grayscale em junho de 2022 , logo depois da SEC negar a solicitação da empresa para converter o seu fundo, o Grayscale Bitcoin Trust, em um ETF . Desde então, a empresa trava um embate judicial com o regulador para tentar refutar os argumentos usados pela SEC.
No processo, a Grayscale afirma que o regulador não está aplicando corretamente a exigência de haver um "mercado regulado com tamanho relevante" para o lançamento do ETF de bitcoin. O mercado serviria como fornecedor de dados para garantir que o fundo acompanhe os preços do ativo. A empresa indicou o mercado de preços futuros da criptomoeda na Bolsa de Chicago, mas a SEC não aceitou.
Com a decisão judicial, a SEC perde seu principal argumento para rejeitar os novos pedidos de ETF à vista de bitcoin, e precisaria ou aceitá-los ou criar uma nova justificativa. A Justiça dos Estados Unidos aceitou o argumento da Grayscale de que a autarquia analisou o caso de forma diferente das solicitações aprovadas para ETFs de preços futuros, o que violaria a lei.
- Para você que adora ler notícias de crypto, a Mynt é o aplicativo ideal. Invista e aprenda sobre crypto ao mesmo tempo com conteúdos descomplicados para todos os públicos.Clique aqui para abrir sua conta.
Aprovação de um ETF de bitcoin
Na visão de Clayton, as empresas têm conseguido refutar os argumentos usados pela SEC para rejeitar pedidos anteriores. "Está claro que o bitcoin não é um valor mobiliário. É algo a que os investidores de varejo desejam ter acesso e, mais importante ainda, alguns dos nossos gestores mais confiáveis desejam fornecer este produto ao público. Uma aprovação é inevitável", destacou.
A avaliação do ex-presidente da SEC se soma a uma série de projeções sobre uma possível aprovação dos pedidos de ETF. É o caso do JPMorgan , que destacou que "o elemento mais importante do julgamento foi a determinação de que a análise da SEC foi arbitrária e excêntrica porque a comissão falhou em explicar as diferenças de tratamento para produtos semelhantes, como os ETFs de futuro de bitcoin".
A Bloomberg também atualizou sua estimativa sobre a aprovação do fundo. Na visão de analistas da empresa, o resultado do julgamento da SEC culminou em uma chance maior de aprovação, que passou de 60% para 75% até o fim de 2023 e para 95% até o fim de 2024.
Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube | Telegram | Tik Tok