Primeiro painel do Dia 4 do Especial Real Digital é sobre empreededorismo no Drex (Heitor Pinheiro/Divulgação)
Redação Exame
Publicado em 9 de novembro de 2023 às 12h00.
No Dia 4 do "Especial: Real Digital", os debates focaram no impacto das moedas digitais de bancos centrais (CBDCs, na sigla em inglês) e nas oportunidades e perspectivas para os empreendedores no ecossistema do Drex.
Com mediação de Nicholas Sacchi, head de estratégia e parcerias no BlockTrends, e participação de André Portilho, head de Digital Assets do BTG Pactual e Juliana Felippe, da Paxos, o painel "O impacto do real digital e outras CBDCs no mercado de criptomoedas" vai discutir como as CBDCs como o Drex podem impactar o mercado de criptomoedas.
"A gente está em um caminho via tecnologia não só aqui no Brasil mas no mundo inteiro de desintermediação", comentou André Portilho sobre a descentralização proposta pelas moedas digitais e a adoção desta tecnologia pelos bancos centrais ao redor do mundo.
"Isso fatalmente vai continuar acontecendo e quanto mais você tiver novas tecnologias mas isso vai acontecer. A questão é como que isso acontece", concordou Juliana, da Paxos.
Com mediação de Gabriel Rubinsteinn, editor do Future of Money, e participação de Marcos Barros, do Grupo GCB; André Carneiro, da BBChain; e Rogério Melfi, da TecBan, o painel "Empreendedorismo: oportunidades e novos modelos de negócio no Drex" traça um panorama sobre as mudanças que o Real Digital poderá provocar nas micro, pequenas, médias e grandes empresas do Brasil.
"Em relação ao Drex eh e todo o arcabouço tecnológico que está vindo dessa nova geração aqui do do mercado financeiro tem um mercado em especial que eu que eu olharia com atenção né que é o mercado de crédito. Eu acho que vai mudar muito a forma como se faz crédito no Brasil e quando a gente a gente fala de empreendedorismo no Brasil uma das grandes dores é o acesso a crédito. Então olhando essa combinação não do Drex isolado mas eu acho que Drex, Open Finance e o próprio Pix que já é uma realidade, tudo isso combinado e em especial também usando a tecnologia de blockchain eu acho que vai mudar completamente o cenário de crédito do Brasil e isso vai favorecer muito os empreendedores", disse Marcos Barros, da GCB.
Este conteúdo é parte do "Especial: Real Digital", que tem apoio da Mynt e patrocínio de Aarin Tech-Fin e Febraban. Para saber mais e acompanhar todos os conteúdos exclusivos com quem mais entender de Drex no Brasil, acesse a página do evento na EXAME clicando aqui.