NFT de Beeple é vendido a US$ 70 milhões e quebra recorde no mundo das artes
NFT que estava sendo vendido pela tradicional casa de leilões Christie's, torna-se a terceira obra de arte mais cara de um artista vivo na história
Gabriel Rubinsteinn
Publicado em 11 de março de 2021 às 12h42.
Última atualização em 11 de março de 2021 às 12h49.
O recorde do NFT vendido pelo CEO do Figma, Dylan Field, durou pouco. Horas depois de negociar seu CryptoPunk #7804 por mais de 7,5 milhões de dólares, o recorde de NFT mais caro de todos os tempos já foi quebrado, e com uma ampla margem: a obra "EVERYDAYS: THE FIRST 5000 DAYS", do renomado artista digital Beeple, cujo leilão terminou nesta quinta-feira, 11, foi arrematado por incríveis 69,3 milhões de dólares, ou 387 milhões de reais.
A obra foi negociada pela tradicional casa de leilões britânica Christie's, na primeira operação envolvendo arte digital em seus mais de 250 anos de história, em parceria com o site especializado em NFTs MakersPlace.
O valor coloca a obra de Beeple não apenas como a mais cara da história dos NFTs, mas também como a terceira mais cara de qualquer artista vivo, incluindo obras tradicionais e que nada têm a ver com blockchain, criptoativos e internet. Esse ranking é liderado por obras de Jeff Koons e David Hockney, cujas obras foram negociadas, em 2019 e 2018, respectivamente, por valores próximos a 90 milhões de dólares.
Beeple é um dos nomes mais conhecidos no mundo da arte digital e dos NFTs. Antes da conclusão do leilão na Christie's, ele já acumulava quase 30 milhões de dólares em obras vendidas, segundo o Crypto Art — no final de 2020, vendeu uma coleção por 4 milhões e, em fevereiro deste ano, a obra "CROSSROAD" por 6,6 milhões de dólares.
A obra "EVERYDAYS: THE FIRST 5000 DAYS" reúne os 5.000 primeiros desenhos feitos por ele desde maio de 2007, quando decidiu criar o projeto que inclui a criação de uma arte digital por dia.
NFTs são ativos digitais únicos, que contêm informações de propriedade e outros dados registrados em blockchain, muito utilizados para digitalização e "tokenização" de itens digitais como arte, colecionáveis ou itens de jogo. Em geral, NFTs são mantidos no blockchain Ethereum, mas outros blockchains, como o Flow, também suportam esse tipo de token.
O leilão de "EVERYDAYS: THE FIRST 5000 DAYS" foi iniciado no dia 25 de fevereiro e recebeu 353 lances, chegando a 1 milhão de dólares menos de uma hora depois de ser inaugurado.