Criptomoeda meme Shiba Inu cai após acusação de roubo de código em blockchain
Otimismo de investidores com lançamento de blockchain próprio do projeto diminuiu após acusação
Redação Exame
Publicado em 16 de março de 2023 às 11h37.
Última atualização em 16 de março de 2023 às 15h55.
A Shiba Inu, uma das mais conhecidas e maiores criptomoedas "meme" do mercado, opera em queda nesta quinta-feira, 16, após acusações de que os desenvolvedores do projeto teriam "roubado" os códigos de outro blockchain para testar o lançamento de sua nova rede própria.
O SHIB, principal token do projeto, chegou a cair 10% quando a primeira denúncia foi compartilhada, mas reduziu as perdas desde então. Dados do CoinGecko apontam uma queda de 4,8% no acumulado das últimas 24 horas, com uma cotação de US$ 0,00001046.
- Crítico das criptomoedas, Nobel de economia é banido em app de pagamentos e vira alvo de provocações
- Valor de mercado do bitcoin sobe 10%, supera Meta e se aproxima da Tesla, apontam dados
- Governo da Coreia do Sul cria fundo para apoiar projetos no metaverso
- Brasil pode alcançar 3ª maior adoção mundial de criptomoedas em 2023
- Criptomoeda dispara mais de 40% e lidera alta entre maiores projetos; conheça
- Aplicativo lança ferramenta para transformar fotos de celular em NFTs
A polêmica começou quando os responsáveis pela Shiba Inu lançaram uma testnet—espécie de rede de testes que imita o funcionamento de um blockchain—para o público ter acesso à Shibarium, um blockchain de segunda camada que promete ser o novo lar do ecossistema do projeto.
Entretanto, um usuário famoso na comunidade de investidores da criptomoeda, que se identifica apenas como "Steve", disse no Discord que encontrou provas de que os desenvolvedores teriam "roubado" os códigos de um outro blockchain para montar a rede de testes.
Segundo ele, os desenvolvedores teriam copiado o arquivo com todos os códigos que permitem o funcionamento da rede de testes da Rinia, mas então teriam mudado o nome dos arquivos para o do Shiba Inu. Entretanto, eles não alteraram o ID da rede, permitindo a identificação.
"Usar um ID que já existe é apenas incompetência, pois seu blockchain não funcionaria corretamente e todos que tentassem interagir com a rede, em vez disso, interagiriam com a outra", destacou o usuário.
Defesa da Shiba Inu
Apesar disso, nem todos os adeptos à criptomoeda meme concordaram com a acusação do usuário. Outro adepto do projeto, que se identifica como "Justinlime", afirmou que "mesmo que parte do código tenha sido usado no beta, isso não significa que todo ele foi. Para mim é muito duvidoso que seja um fork direto sem nenhuma alteração".
Até o momento, os responsáveis pela Shiba Inu não se pronunciaram sobre o caso. Outros tokens que compõem o ecossistema do projeto, como o BONE e o LEASH, também operam com recuos nesta quinta-feira, mas menos do que no momento em que as acusações foram compartilhadas.
Para você que adora ler notícias de cripto, a Mynt é o aplicativo ideal. Invista e aprenda sobre cripto ao mesmo tempo com conteúdos descomplicados para todos os públicos.Clique aquipara abrir sua conta.
Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube | Telegram | TikTok